7 dicas para o uso consciente de água

Saiba como combater o desperdício de um dos recursos fundamentais para a manutenção da qualidade de vida no planeta:

1 – Tome banhos rápidos e desligue o chuveiro enquanto se ensaboa. Em oito minutos, uma ducha gasta, em média, 24 litros.

2 – Para escovar os dentes ou se barbear, use um pote d’água em vez da torneira.

3 – Prefira descargas em caixas acopladas, que podem gastar de 3 a 6 litros a cada acionamento.

4 – Só ligue a lava-louça quando estiver cheia e, na pia, feche a torneira enquanto ensaboa pratos, panelas e talheres. Um consumo de mais de 100 litros de água pode cair para meno de 20 litros.

5 – Racione o uso de copos e pratos para ecitar lavar um volume desnecessário.

6 – Só acione a máquina de lavar roupa quando atingir sua capacidade total. Ela gasta 135 litros. No tanque, deixe as roupas de molho e use essa mesma água para ensaboá-las. A água do enxágue, tanto do tanque quanto da máquina, pode servir para lavar o quintal.

7 – Verifique sempre se há vazamentos.

Revista Nestlé

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.