Nova rotina. Novos olhares…Inovar sempre!

Recebi email da competente jornalista e amiga Fabiana Vieira, que inicia trabalho junto ao jornal diário Notícias do Dia de Joinville, da Ric Record. Só tenho a agradecer a citação do meu nome, citado por ser Fabi uma colega generosa. Quem sabe um dia estaremos juntos trabalhando na mesma equipe. Segue o teor do email que publico na íntegra abaixo, em homenagem a uma carreira de sucesso na nossa classe.

Amigos e demais colegas,

Quero compartilhar este momento de muita alegria na minha vida. Agora é oficial. Informo a todos que a partir deste mês integro a equipe do Jornal Notícias do Dia de Joinville. Alguns já sabiam, meu nome já foi estampado em algumas reportagens, porém preferi aguardar todo o encaminhamento para que eu pudesse oficializar a vocês.

Gostaria de manifestar toda minha felicidade num momento que tem sido decisivo na minha vida. Muitos sabem que estive nos últimos oito anos servindo aos colegas, como Assessora de Imprensa na área política. Foram sete anos construindo a imagem do então deputado federal e hoje, prefeito de Joinville, Carlito Merss. Com sua equipe (2003-2008) consegui realizar um trabalho que foi gratificante e contribuir para seu avanço político (com destaque para a reeleição deputado federal em 2006, relator do Orçamento da União em 2006, presidente do PT em 2007, prefeito eleito em 2008). Colaborei para uma trajetória de crescimento na comunicação que culminou como um dos parlamentares mais atuantes de SC (Diap 2005 a 2008).

Nesse período, que considero privilegiado na minha vida, pude estar ao lado de muitas pessoas. Dias que serão inesquecíveis junto ao ex-presidente Lula, Dilma Rousseff, Gilberto Gil, José Dirceu, José Alencar, Franklin Martins, Frei Betto, Sergio Mamberti e tantos outros ministros (as). Foram momentos marcantes quando organizei e coordenei coletivas com a imprensa, monitoramento da equipe de segurança, preparação de eventos, produção de entrevistas, fotos, jornais e muitas conversas de bastidores! Um salto no meu currículo profissional, com certeza.

Na prefeitura de Joinville (2009-2010) o trabalho como diretora executiva do gabinete do prefeito me permitiu ampliar conhecimentos. Integrei a equipe para elaboração de assuntos estratégicos, produzi seus artigos de opinião, palestras, discursos, entrevistas, respostas e atendimento político para a imprensa estadual/nacional. O ritmo do Executivo foi uma experiência importante já que exigiu também um contato direto com o Legislativo joinvilense. Fui responsável por todos os documentos remetidos à Câmara de Vereadores, momento que oportunizou mais aproximação com todos os vereadores da cidade. Neste momento gostaria de agradecer a todos, seus assessores e demais servidores públicos. Durante todo o tempo que estive a frente do gabinete do prefeito conseguimos estabelecer uma relação de harmonia, respeito e profissionalismo. Independente de posições ideológicas ou políticas. O mesmo se estende para os servidores da PMJ e a equipe que coordenei por quase dois anos. Meus mais afetuosos agradecimentos pelo respeito e parceria de todos.

Em 2010 uma nova oportunidade, mais focada na comunicação externa, bateu à minha porta e, a partir de maio, aceitei o convite para voltar a assessoria de imprensa. Desta vez com a equipe da então senadora Ideli Salvatti, onde permaneci até janeiro deste ano. Assessorar uma parlamentar com elevado potencial político foi mais um passo para meu crescimento na área. Ali tive a oportunidade de estreitar minha relação com a imprensa nacional, voltar a elaboração de artigos pessoais, produção de textos para a imprensa e tudo que a AI pode oferecer (edição textos, fotos, site, materiais gráficos, estratégias de comunicação).

Com uma equipe maior de jornalistas, estive ao lado de grandes profissionais, como o Osmar Gomes e Cláudio Schuster – amigos que ganhei e levarei para a vida toda.

Confesso que 2011 tem sido um ano atípico. Por uma decisão pessoal preferi avançar meus conhecimentos na área e assumir uma paixão que estava reservada desde os tempos de faculdade: a mídia impressa. Essa posição fulminante também partiu das propostas que recebi. Minhas opções em AI tomaram proporções maiores e para seguir em frente seria necessária dedicação exclusiva em Brasília. Uma oportunidade de ouro, sonhada por muitos. Neste momento manifesto abertamente meu AGRADECIMENTO ao deputado Décio Lima, que me estendeu o convite para integrar sua equipe da Câmara dos Deputados com uma proposta praticamente irrecusável. Outras pessoas também merecem minha gratidão como a ministra Ideli Salvatti e equipe, o deputado federal Mauro Mariani , o jornalista Salvador Neto, o vereador Manoel Francisco Bento, os publicitários Francisco Borghoff (PEB) e Oliveiros Marques (Sotaque Propaganda), presidente da CDL, Carlos Grendene, ao amigo Irio Correa e ao querido mestre Samuel Lima Pantoja, os quais me instigaram na construção de projetos profissionais importantes, que não serão executados neste momento, mas que ficam abertos para uma possibilidade futura. Obrigada a todos.

Hoje minha dedicação será exclusiva ao jornal diário. O ambiente e a rotina de trabalho já me mostrou algumas diferenças e muitas semelhanças quando o assunto é “jornalismo diário vs assessoria de imprensa”. Talvez esse desafio [entender as diferenças e compartilhar as semelhanças] é o que me motive a avançar na reportagem neste momento. Porém acredito que a Assessoria de Imprensa, como o Jornal, a TV ou o Rádio abrem as portas para todos. O bom profissional se qualifica, procura especialização, conhecimento, técnica e pode se destacar dentro de qualquer área. O acomodado fica a mercê do desempenho (seja do assessorado, da instituição ou do veículo em que trabalha), portanto se iguala, vaga no submundo da mesmice, se anula. Aqui na redação valorizo ainda mais os Assessores de Imprensa. Terão meu respeito. Nosso trabalho está numa via de mão dupla. Esse debate é saudável e acredito que os verdadeiros profissionais de comunicação devem agir com mais união, respeito e tolerância. O mesmo respeito que estou recebendo aqui na redação do ND e toda a direção da RIC. Só tenho a agradecer pela acolhida da equipe e a confiança que depositam em mim neste momento. Serão meus parceiros diários. Sei que tenho muito a aprender, mas que vou ensinar também. Somos aliados de um mesmo projeto agora. Será uma troca importante de conhecimento e um degrau a mais na minha jornada em comunicação.

Portanto, esse email não representa um adeus a ninguém, nem tampouco uma apresentação aos novos. Segue apenas para marcar mais uma passagem importante na minha vida profissional e para firmar o meu compromisso com todos que utilizam essa ferramenta tão importante no nosso dia a dia; Um jornal de qualidade, que serve a Joinville e região com presteza e que se destaca pela valorização da comunicação social/local. Estarei a disposição de todos, assessores, jornalistas, autoridades, entidades e toda a comunidade joinvilense para estampar a realidade da nossa cidade com a ética que ela merece e a liberdade editorial que faz da democracia a nossa maior conquista.

Um abraço a todos, estou muito feliz!

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.