A fruta que evita o envelhecimento

comendo-macaDiz o ditado que comer uma maçã por dia é a receita para manter-se longe das doenças e, portanto, do consultório médico. Estudiosos também apostam nessa fruta como garantia de longevidade, já que é composta por um conjunto de substâncias que previnem o envelhecimento precoce das células. Portanto, pode cair em tentação à vontade. Com 85% de água e em torno de 60 calorias por 100 g, ela também ajuda a controlar os níveis de colesterol, triglicérides e glicose no sangue, graças à presença da pectina, um tipo de fibra solúvel presente na polpa, capaz de arrastar gorduras para fora do organismo.

Essas mesmas fibras aumentam a sensação de saciedade, diminuindo aquela vontade de comer guloseimas. Logo, a maçã é uma excelente dica para quem quer enganar a fome sem ganhar peso. Saiba mais sobre seus benefícios pra lá de apetitosos.

Com a saúde em dia

Uma maçã com cerca de 100 g oferece ao organismo altos teores nutricionais, prevenindo uma série de males. Veja o que a fruta contém:

Ácido fosfórico: contribui para um sono tranquilo, impede a formação de cálculos renais e previne a infecção de garganta.
Cálcio: fortificante, ótimo para a manutenção de ossos e dentes Ajuda a reduzir o risco de osteoporose, regula os batimentos cardíacos e auxilia contra a coagulação do sangue.
Carboidratos: fonte de energia, fortalece os músculos.
Celulose: auxilia na boa digestão e funcionamento do intestino.
Cobre: purifica o sangue e evita doenças cardiovasculares.
Ferro: previne a anemia e é bom para o coração e formação dos glóbulos vermelhos (sangue).
Fibras: ajudam no bom funcionamento do intestino e ainda evitam o acúmulo de gordura na parede arterial, prevenindo o entupimento das artérias. Melhora a circulação, diminui as taxas de colesterol, previnem o câncer de cólon e a diverticulite.
Fósforo: bom para o cérebro e a memória, previne o cansaço e a fadiga mental.
Potássio: é diurético, bom para os rins.
Sódio: indicado para o bom funcionamento de todo o organismo.
Vitaminas do Complexo B: regulam o sistema nervoso e ainda evitam problemas de pele, do aparelho digestivo e queda dos cabelos.

Você sabia que…

Para aproveitar efetivamente todos os nutrientes da fruta é preciso comê-la com casca, pois é nela que eles se concentram?

A casca seca empregada em chás purifica o sangue e age como diurético.

Abril

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.