A Engenharia de Produção e o Fabuloso Alumínio

aluminio-verdeO alumínio é um metal que todos conhecem ( pelo menos ouviram falar ).

Embora seja um dos elementos mais comuns da superfície da terra, 8% de todos os metais encontrados no nosso planeta são ligas que contém alumínio, o alumínio é uma descoberta nova e seu uso pela indústria e Engenharia de Produção é bem recente.

Descoberto e isolado em sua forma pura somente em 1827 pelo químico Alemão Friedrich Wohler, o Alumínio é um metal que desperta muito interesse para a Engenharia de Produção em aplicações industriais pois é um metal resistente, de alta durabilidade, de alta reflexibilidade ( o que o torna brilhante e muito bonito ) e o melhor: é um metal que tem uma taxa de reciclagem de praticamente 100% !!

Em outras palavras, é como se fosse um metal infinito, sempre que uma peça de alumínio se torna velha uma peça nova poderá ser feita a partir dela, criando um ciclo perfeito de renovação industrial, um sonho que vem sendo perseguido a séculos por cientistas, profissionais de engenharia de produção e até mesmo economistas.

Uma outra característica interessante do alumínio é que ele é um dos poucos metais que não tem nenhuma função biológica, ou seja, não está presente nas formas de vida e muito menos em nosso corpo humano.

Apesar disso ele não é classificado como tóxico e não causa grandes danos aos humanos, como causam outros metais tais como chumbo, por exemplo.

Do site guiadacarreira

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.