Pré-Sal Brasileiro: Petróleo, Riqueza e Empregos

plataformaReservas de petróleo de Pré-Sal também chamadas de Subsal são grandes reservas de óleo e gás encontradas em áreas profundas dos Oceanos.

Elas são consideradas as reservas de petroleo menos exploradas e menos conhecidas do mundo, principalmente por estarem localizadas em áreas de difícil acesso e por serem muito difíceis de serem encontradas.

As empresas de petróleo nos ultimos 100 anos, deram preferência sempre a procura de petróleo em desertos, áreas continentais e também em águas rasas que são locais de mais fácil acesso.

A tecnologia para explorar petróleo nessas áreas já é bem conhecido há decadas ao contrário do que acontece com o Pré-Sal, explorar essa nova fonte de petróleo vai ser um grande desafio para o Brasil, já que quase toda a tecnologia é nova, experimental ou ainda nem foi desenvolvida.

De um certo modo, isso é bom, pois a riqueza, o dinheiro e o combustível que virão do Pré-Sal vão ser um grande estímulo para o desenvolvimento científico no Brasil.

Outra vantagem do Pré-Sal Brasileiro ter sido encontrado só agora, foi o preço do petróleo: o Brasil vai explorar o seu petróleo a um preço caro, tendo muito lucro, ao contrário do que aconteceu na Arábia Saudita por exemplo que encontrou o seu petróleo, quando ele ainda não valia muito e vendeu quase todo o seu petróleo a preços baixos.

Para se ter uma idéia da diferença, quando a Arábia encontrou o seu petróleo, algumas decadas atrás, ele valia 5 dolares o barril, o petróleo hoje em dia vale pelo menos 80 dolares o barril.

Petroleo do Pré-Sal Brasileiro: Geração de Empregos

O petróleo não vai durar pra sempre, mas com certeza a descoberta do Pré-Sal vai ser muito positiva para o Brasil, pois além do progresso tecnológico que vai trazer e obviamente do dinheiro, vai trazer também milhares de empregos.

Os especialistas preveem que até 2020, sejam criados 500.000 empregos diretos e indiretos com a exploração do Petroleo no Pré-Sal. Estes empregos vão vir de diversas áreas diferentes, sendo necessários profissionais de diversas especialidades:

•Pesquisa Tecnológica: Para a pesquisa tecnológica, seja nas áreas de Engenharia do Petroleo, de Engenharia Naval ou então de tecnologia da exploração vão ser necessários milhares de cientistas e engenheiros.
•Construção de Plataformas e Refinarias : Vão ser necessários dezenas de milhares de operários, técnicos e engenheiros para construir a grande quantidade de plataformas que vão ser necessárias para explorar o Pré-Sal. A petrobrás espera produzir todas as suas novas plataformas no Brasil, trazendo um grande estímulo a indústria naval que vem passando por dificuldades.
•Operação das Plataformas e Refinarias: Depois de prontas, as plataformas e refinarias de petróleo do Pré-Sal ainda vão gerar muitos empregos, necessários para a operação e manutenção das mesmas.
•Fornecimento de Materiais: Para poder construir as novas estruturas, vão ser necessários milhares de forncedores de materiais e equipametos. A Petrobrás também pretende comprar tudo o que for possível de fornecedores nacionais: desde fogões para a cozinha das plataformas até tubulações de aço para o petroleo. O fornecimento de materiais vai garantir o crescimento de centenas de empresas de todos os tamanhos.
O Pré-Sal foi a grande descoberta do século no Brasil, foi um grande achado e no momento histórico ideal. O primeiro barril deve sair de lá em alguns anos, mas os benefícios devem começar a vir desde já. Se bem administrada essa nova riqueza pode revolucionar nosso país, o Brasil, país do futuro está cada vez mais próximo.

Guia da carreira

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.