Como estimular seu filho a ler

ler11Saiba como ajudar as crianças a gostarem de português e fazer da leitura uma atividade prazerosa

Você AMA livros e gostaria que seu filho também manifestasse esta paixão? Alguns pequenos detalhes podem lhe ajudar nesta tarefa. Siga nossas 9 dicas e boa leitura!!

1. Converse sobre os temas
Fique por dentro das leituras pedidas pela escola e pergunte sobre interesses, preferências e curiosidades.

2. Estimule o olhar crítico
Peça para a criança ler livros para os irmãos mais novos e comentar as histórias. Isso estimula o pensamento crítico.

3. Tenha livros à vista
Deixe os livros num móvel acessível. “Eles devem ficar ao alcance da mão, para que não seja necessário pedir a um adulto quando der vontade de ler”, diz a professora Heloisa Cerri Ramos.

4. Frequente livrarias
Sempre que puder, leve seu filho a livrarias e espaços culturais. Nesses locais, autores lançam livros em eventos com contação de histórias, rodas literárias e sessões de autógrafos.

5. Conheça os gostos dele
Esteja atento às preferências do seu filho. Para os maiores, os diários são espaços divertidos para escrever e treinar o português. Já as crianças menores gostam de criar poemas e pequenos livros.

6. Brinquem com as palavras
Jogos que envolvam leitura de textos, composição de palavras e formação de frases ajudam a aumentar o vocabulário e o treino da linguagem. Divirtam-se juntos.

7. Leiam juntos na cama
Heloisa sugere diminuir o tempo diante da televisão antes de dormir – e escolher um livro de cabeceira para que pais e filhos leiam juntos, um pouquinho por dia.

8. Mostre obras cinematográficas
Alguns dos filmes que seu filho adorou, como Harry Potter, As Crônicas de Nárnia ou O Senhor dos Anéis, foram adaptados de obras literárias. Ofereça os textos originais.

9. Dê livros de presente
Ao presentear as crianças da família, procure dar livros interessantes. O exemplo dos adultos em relação à leitura influencia muito na formação de bons leitores.

Editora Abril

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.