Menino de 2 anos que fumava larga o vício

Indonésio Aldi Suganda Rizal, de 2 anos, fumava 40 cigarros por dia
Indonésio Aldi Suganda Rizal, de 2 anos, fumava 40 cigarros por dia
Lembra-se do menino indonésio de 2 anos que fumava 40 cigarros por dia? Ele largou o vício após um mês em reabilitação, noticiou a imprensa internacional.

Ardi Rizal foi tratado em um clínica em Jacarta, capital da Indonésia, onde os médicos descobriram que ele tinha problemas cardíacos -doença provavelmente mais ligada a sua obesidade do que ao hábito de fumar.

Antes de ir para a reabilitação, Diana, mãe do garoto disse “ele está totalmente viciado. Se ele não receber os cigarros, ele fica bravo, grita e bate a cabeça contra a parede. Ele me diz que se sente tonto e doente”.

Nos primeiros dias quando o cigarro era negado à criança, Ardi se debatia e chorava, por isso a mãe também passou por terapia para saber como lidar com a situação. O tratamento foi baseado em ocupar a mente do garoto com brincadeiras típicas de sua idade.

O Comitê Nacional de Proteção à Criança na Indonésia afirmou que só neste ano foram reportados mais casos de bebês que começaram a fumar com um ano e que mais de 30% das crianças fumam o primeiro cigarro antes dos 10 anos.

Notícias Uol

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.