Nesta próxima temporada de verão, 32 cruzeiros marítimos estão confirmados para aportar em São Francisco do Sul. A expectativa é que os turistas deixem na região um total de R$ 7,5 milhões durante as escalas dos navios na região Norte catarinense.
A informação foi divulgada pelo prefeito de São Francisco do Sul, Luiz Roberto de Oliveira (Luiz Zera) durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional, nesta quinta-feira (15), em Joinville.
Ele explicou que 2009 foi um ano de tratativas para atrair esta atividade para a região. Na sua opinião, o Estado de Santa Catarina tem sua vocação voltada para o turismo marítimo. “Os fatores econômicos positivos são alguns dos destaques do município. Os turistas que chegarem antes para embarcar, utilizarão dos serviços de hotel e restaurante”, explica Zera.
Sobre as marinas públicas, ele destacou a construção e instalação para que os usuários particulares possam atracar em SFS quando por ali passarem. As diretrizes do projeto são de oferecer um ponto de apoio no Sul do país às embarcações turísticas e dotar a estrutura de atracação de navios para receber ao turista. O projeto visa também melhorar a oferta e o nível de atendimento ao turista.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) – Joinville, Manoel Mendonça, salienta a importância do investimento no turismo e, em especial, na recepção dos cruzeiros marítimos. “Com esta ação integrada, toda a região sai ganhando. São turistas que irão movimentar ainda mais a economia do Norte”, garante. Ele ressalta que a vinda de cruzeiros marítimos integra os objetivos do projeto Costa do Encanto.
Dentro de pouco tempo, uma comissão com representantes da área do turismo dos oito municípios será formada para elencar as atrações que podem ser disponibilizadas aos turistas dos cruzeiros marítimos. Com isso, será elaborado um roteiro turístico integrado, destacando este importante avanço da região em atrair as 32 rotas marítimas existentes.
Informações do Jornalista Thiago Dias