Energia elétrica não é um recurso inesgotável

energiaEnergia elétrica não é um recurso inesgotável. Por isso, descubra o que você pode fazer para poupar energia . Com pequenos cuidados, economizar energia em casa fica muito mais fácil. Basta seguir algumas dicas:

Dicas Gerais

-Se possível, use aparelhos elétricos fora do horário de pico (18 às 21h).
-Alguns eletrodomésticos, como geladeiras, freezers, aparelhos de ar-condicionado; motores; coletores solares; e lâmpadas, têm consumo medido por centros de pesquisas do governo. Os mais eficientes ganham o Selo Procel. Na hora da compra, escolha esses modelos.ia . Com pequenos cuidados, economizar energia em casa fica muito mais fácil

Ar-condicionado

-Na hora da compra, dê preferência aos modelos que têm o Selo Procel de Economia de Energia. Eles vão fazer uma boa diferença na sua conta de luz, principalmente no verão, quando o ar-condicionado chega a representar um terço do consumo de energia da casa.
-Dimensione adequadamente o aparelho para o tamanho do ambiente.
-Evite o frio excessivo, regulando o termostato.
-Desligue o aparelho quando o ambiente estiver desocupado.
-Proteja a parte externa do aparelho da incidência do sol, sem bloquear as grades de ventilação.
-Mantenha janelas e portas fechadas quando o aparelho estiver funcionando.
-Evite o calor do sol no ambiente, fechando cortinas e persianas. Não tape a saída de ar do aparelho.
-Mantenha limpos os filtros do aparelho, para não prejudicar a circulação do ar.

Lâmpadas/Iluminação

-Evite acender lâmpadas durante o dia. Use melhor a luz do sol, abrindo bem as janelas, cortinas e persianas.
-Apague as lâmpadas dos ambientes desocupados. Use iluminação dirigida (spots) para leitura, trabalhos manuais etc. para ter mais conforto e economia.
-Pinte o teto e as paredes internas com cores claras, que refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial.
-Substitua as lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas ou circulares na área da cozinha, área de serviço, garagem e qualquer outro local que fique com as luzes acesas mais de 4 horas por dia. Uma lâmpada fluorescente de 40 Watts ilumina mais que uma incandescente de 150 Watts. E dura dez vezes mais.
-Nos corredores externos utilize sensores de presença que se acenderção somente quando houver cirulação de pessoas.
-A lâmpada fluorescente economiza até 80% de energia comparada com a lâmpada comum.

Computadores

-Mantenha acionado o Programa Energy Star® , utilizando os recursos de economia de energia do monitor. Esse sistema desliga o monitor quando o computador não estiver sendo utilizado por muito tempo. Acesse este recurso clicando em: Meu Computador/ Painel de Controle/ Vídeo.
-Quando não estiver usando, mantenha o monitor desligado e o estabilizador desconectado da tomada. Dê preferência aos notebooks que consomem menos energia

Celulares e Câmeras

-Nuca deixar seu aparelho “dormir” carregando. Ou seja, dê a carga e retire-os da tomada. Para câmera digitais que não que não usam pilhas, aplica-se a mesma regra do celular. Só carregue o tempo necessário especificado no manual.

Geladeiras e Freezers

-Na hora da compra, procure os modelos com o Selo Procel de Economia de Energia. Eles vão fazer uma boa diferença na sua conta de luz, pois consomem menos energia.
-Instale o aparelho em local bem ventilado, longe do fogão, aquecedores e áreas expostas ao sol. Deixar espaço mínimo de 15 cm dos lados, acima e no fundo do aparelho, em caso de instalação entre armários e paredes.
-Não abra a porta sem necessidade ou por tempo prolongado.
-Arrume os alimentos de forma a perder menos tempo para encontrá-los e deixe espaço entre eles para o ar poder circular.
-Não guarde alimentos e líquidos quentes, nem em recipientes sem tampa.
-Não forre as prateleiras da geladeira. Isto dificulta a circulação de ar.
-Faça o degelo periodicamente para evitar que se forme camada de gelo.
-No inverno, a temperatura interna do refrigerador não precisa ser tão baixa quanto no verão. Regule o termostato.
-Não use as serpentinas de trás do aparelho para secar panos de prato e roupas. Conserve-as limpas.
-Ao se ausentar de casa por tempo prolongado, esvazie a geladeira e/ou freezer e desligue-os da tomada.
-Durante o inverno, regule o termostato para uma posição mínima.
-ntenha em perfeito estado a borracha de vedação da porta.

Televisão

-Desligue o aparelho se não tiver ninguém assistindo.
-Evite dormir com a televisão ligada. Se ela tiver recursos de programação, use o timer.
-Telas de LCD consomem menos energia que as de Plama.
-Nunca desliga a TV através somente do controle remoto. Desligue-a da tomada.

Chuveiro elétrico

-Evite seu uso no horário de maior consumo de energia, ou seja, o horário de pico (18 às 21h), pois este é um dos equipamentos que mais consome energia.
-Quando não estiver fazendo frio, deixe a chave na posição “verão”.
-Feche a torneira quando se ensaboar. Lembre-se que a economia de água é fundamental para a economia de energia.
-Procure reduzir o tempo do banho.
-Use resistências originais, verificando a potência e a voltagem correta do aparelho. Jamais faça emendas ou adaptações. Esse procedimento aumenta o consumo de energia e causa sérios danos à instalação e ao chuveiro.

Fonte site:Eletrobras

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.