Dores nas mamas podem estar ligadas ao estresse cotidiano

Sabemos que para o desenvolvimento, os bebês precisam de leite, principalmente através da amamentação materna. Entretanto, existem controvérsias em relação aos benefícios do leite para um adulto.

Rico em vitaminas e minerais, como cálcio, magnésio, fósforo e potássio, e também em macronutrientes, como a proteína e a gordura, o leite é um dos responsáveis pela construção de músculos, produção de hormônio, fortalecimento dos ossos e dentes e contração muscular. “Há muitos benefícios, mas é necessário observar qual o momento de seu consumo. Deixar de comer uma fruta, beber água ou mesmo substituir algum alimento para beber leite não é indicado”, alerta a nutricionista Danyela Gerolin Costa.

Ela observa ainda que o cálcio do leite atrapalha a absorção do ferro após uma grande refeição, como almoço e jantar. “O hábito do consumo exagerado de leite e derivados pode acarretar em alergias, constipação intestinal (prisão de ventre), gastrite, acne, entre outros problemas”, afirma.

O ideal, segundo a nutricionista, é seguir as recomendações baseadas nas Dietary Reference Intake (DRIs) para a ingestão diária de cálcio, em dietas de 2.000 Kcal/dia que são: crianças de um a três anos de idade ingerindo 800 mg/dia, de quatro a oito anos 800 mg/dia, de 9 a 18 anos 1200 a 1500 mg/dia e para adultos 1000 mg/dia. Esportistas, gestantes e adultos da terceira idade necessitam de 1200 mg/dia.

A ingestão de três porções de lácteos por dia supre de 40 a 60% das necessidades diárias de cálcio. “Uma porção de leite e derivados possui cerca de 250mg de cálcio e equivale a um copo de 200 ml de leite, de preferência desnatado, uma fatia média de queijo branco (minas frescal, ricota ou cottage), uma colher de sopa de requeijão e um copo de iogurte, de preferência light”, explica a especialista.

Informações site: Jornal manhã

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.