Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville comemora 118 anos

Fundado em 13 de julho de 1892, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville é a mais antiga instituição do gênero no Brasil.

Atualmente, conta com 10 unidades operacionais e uma unidade administrativa, e reúne um contingente de 1.884 pessoas, incluindo grupos de bombeiros voluntários, efetivos remunerados, mirins e aspirantes, contando ainda a ajuda extra de brigadistas industriais em situações de emergências de grande porte.

Para comemorar os 118 anos de atuação, a corporação realiza duas atividades: na sexta-feira, às 20 horas, na Mitra Diocesana, um evento que homenageará bombeiros por tempo de serviço, destaques nas operações e pessoas da comunidade, com a entrega da Ordem da Machadinha e Machadinha Simbólica; e no sábado, o tradicional Baile do Bombeiro, a partir das 23 horas, na Sociedade Ginásticos.

Sobre a corporação

O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville conta com 10 unidades operacionais distribuídas pelo município, além da unidade central e do prédio administrativo.

Além de atuar em serviços comuns a atividades de bombeiros, como o combate a sinistros com fogo, socorrismo e resgate veicular em acidentes de trânsito, atendimento pré-hospitalar, buscas e salvamentos, e do apoio à Defesa Civil em calamidades, a corporação desenvolve projetos de responsabilidade social e de valorização cultural.

Dentre eles o projeto Bombeiros Mirins, de estímulo à cidadania e ao voluntariado, e o de formação musical, mantendo para isso uma banda e uma escolinha para preparar futuros integrantes para o grupo principal. A corporação também mantém o Museu Nacional do Bombeiro Voluntário, junto à unidade central.

Além de contar com uma estrutura que é reconhecida como das mais modernas do País, ao completar 118 anos a corporação se prepara para receber a primeira plataforma elevatória da região Sul com alcance para prédios com até 53 metros de altura. O equipamento, fabricado na Finlândia, foi adquirido graças ao apoio do Governo do Estado, através de convênio que assegurou os recursos, e tem previsão de chegada.

Ao lado desta ajuda, o Governo do Estado e Prefeitura de Joinville participam da manutenção da corporação, além de doações feitas por empresas e por 35 mil joinvilenses através da conta de energia elétrica.

Fonte: Imprensa do Corpo de Voluntário de Joinville

Share this content:

Jornalista e escritor. Criador e Editor do Palavra Livre, cofundador da Associação das Letras com sede no Brasil (SC). Foi criador e apresentador de programas de TV e Rádio como Xeque Mate, Hora do Trabalhador entre outros trabalhos na área. Tem mais de 35 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, assessoria de imprensa, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011), Gente Nossa (2014) e Tinha um AVC no Meio do Caminho (2024). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde foi diretor de comunicação.