Continuam abertas as inscrições do programa Jovens Embaixadores

Prosseguem até o dia 5 de agosto as inscrições do programa “Jovens Embaixadores” em Santa Catarina. Podem participar os estudantes da Rede Pública Estadual com idade entre 15 e 18 anos, interessados em fazer um intercâmbio cultural nos Estados Unidos.
O intercâmbio terá duração de três semanas. A inscrição deve ser feita pelo site www.embaixada-americana.org.br. Os selecionados receberão um e-mail com informações complementares sobre a inscrição.

O programa é uma iniciativa da embaixada dos Estados Unidos e do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Educação (CONSED) com parceria da Secretaria da Educação de Santa Catarina (SED) e do Centro Cultural Brasil/EUA de Joinville.

Para participar, o candidato deve ter um excelente desempenho escolar; possuir engajamento em atividades de responsabilidade social e de voluntariado há pelo menos um ano; ter boa fluência em Inglês; ser de família de baixa renda; ser comunicativo e ter iniciativa; demonstrar flexibilidade e facilidade para adaptar-se a outras realidades e culturas; manter um bom relacionamento em casa, na escola e na comunidade.

No total, 35 jovens e dois professores de todo o Brasil serão contemplados com a viagem, que será realizada em janeiro do próximo ano, com todas as despesas pagas. O processo seletivo pode ser acompanhado pela internet, por meio do site www.facebook.com/EmbaixadadosEUA.BR.

Última selecionada

Carolina Thiel, aluna da Escola de Educação Básica (EEB) Raulino Hourn, em Indaial, foi a Jovem Embaixadora 2010 de Santa Catarina. Estudante do 2º ano do ensino médio, ela disputou a etapa estadual com 43 jovens.

Na época, mais de quatro mil alunos de todo o território nacional participaram do programa, que envolveu 54 instituições parceiras da embaixada americana. O secretário de Estado da Educação, Silvestre Heerdt, defende que “não basta apenas ter o diploma. O nosso aluno precisa ter o perfil que o mercado de trabalho exige, além de liderança e ampliação de seus conhecimentos”.

Mais informações no portal: www.embaixada-americana.org.br.
Informações: SDR Joinville

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.