Festival de Dança de Joinville já está com inscrições abertas

1 Lugar Bala Class rep fem junior Dança - giselle - amir sfair filho - md espetaculum
Festival de Joinville é considerado o maior do mundo. Crédito da foto:Agência Espetaculum

Da assessoria de comunicação do Festival de Dança, recebo notícias que interessam aos grupos que tem interesse nas competições:

“Os grupos interessados em participar da Mostra Competitiva, do Meia Ponta e dos Palcos Abertos do 28° Festival de Dança de Joinville, em Santa Catarina, podem se inscrever até o dia 30 de março através do site www.festivaldedanca.com.br. O evento ocorre de 21 a 31 de julho de 2010 e é considerado pelo Guinness Book o maior do mundo do gênero. Bailarinos de vários estados e países invadem a cidade com sua arte e fazem a população viver a dança.

As escolas de fora de Joinville fazem a inscrição pela internet e mandam um DVD com a coreografia junto aos documentos. Os grupos da cidade também realizam o processo online, entregam a documentação no Instituto Festival de Dança de Joinville, anexo ao Centreventos Cau Hansen, e participam da seletiva presencial nos dias 22 e 23 de maio. Para realizar a inscrição é necessário entrar no site www.festivaldedanca.com.br, ler o regulamento e seguir as orientações. Para obter mais informações, o e-mail é o artistico@festivaldedanca.com.br.

Mostra Competitiva 

Na Mostra Competitiva, sete gêneros (Balé Clássico de Repertório, Balé Clássico, Dança Contemporânea, Jazz, Dança de Rua, Danças Populares e Sapateado) são separados em três categorias (Júnior, Sênior e Avançada). Os selecionados sobem ao palco do Centreventos Cau Hansen em uma das oito noites de competição (22, 23, 24, 25, 27, 28, 29 e 30 de julho). Nas noites de Festival, os participantes são avaliados por uma banca de jurados indicados pelo Conselho Artístico. Os primeiros colocados retornam ao palco numa das noites mais disputadas pelo público: a Noite dos Campeões no sábado, 31 de julho. 

As premiações especiais da Mostra Competitiva são Troféu de Melhor Grupo e Medalhas de Ouro para Prêmio Revelação, Melhor Bailarino e Melhor Bailarina. Os prêmios juntos somam R$ 30 mil em dinheiro, além de uma viagem ao Festival de Lyon, na França, oferecida ao Coreógrafo Revelação do evento.

Meia Ponta

Com o objetivo de estimular novos talentos, o Meia Ponta é uma mostra competitiva que reúne bailarinos entre 10 e 12 anos, em três tardes, no Teatro Juarez Machado, anexo ao Centreventos Cau Hansen. Os grupos podem se apresentar nos gêneros Balé Clássico de Repertório, Balé Clássico, Danças Populares, Sapateado, Jazz e Dança de Rua.  Os premiados em primeiro, segundo e terceiro lugar voltam ao palco na tarde dos campeões.

Entre os fatores avaliados no processo de seleção, dois deles recebem destaque no caso da mostra infantil: a adequação das peças escolhidas para os bailarinos no Balé Clássico de Repertório e o desenvolvimento adequado do tema proposto nos demais gêneros. Em ambos os casos, a técnica aplicada e o tema abordado precisam estar de acordo com a capacidade e idade dos pequenos bailarinos.

Palcos Abertos

Marca registrada do Festival de Dança de Joinville, os Palcos Abertos levam a dança para espaços não-convencionais, invadem locais diversos da cidade e alcançam uma platéia eclética. A arte chega gratuitamente em espaços montados em praças, bairros, centros comerciais, empresas, instituições, hospitais e na Feira da Sapatilha (realizada no Expocentro Edmundo Doubrawa, anexo ao Centreventos Cau Hansen).

Sem limitações de idade ou tempo nas coreografias, os Palcos Abertos configuram uma oportunidade para os coreógrafos poderem esbanjar criatividade. Outro fator que também amplia as possibilidades de participação nesta mostra é a inscrição em solos, duos e trios em qualquer um dos gêneros da mostra: Danças Populares, Balé Clássico de Repertório, Balé Clássico, Dança Contemporânea, Jazz, Dança de Rua e Sapateado. Mais informações no site www.festivaldedanca.com.br ou pelo e-mail festivaldedanca@festivaldedanca.com.br.

 Festival de Dança de Joinville

 Considerado o maior festival de dança do mundo pelo Guinness Book de 2005, o Festival de Dança de Joinville chega a sua 28ª edição em 2010. De 21 a 31 de julho, a dança toma conta da cidade com a vinda de milhares de bailarinos e turistas. Grandes e conhecidos nomes do mundo da dança já passaram pelo evento, como Mikhail Baryshnikov, Cecília Kerche, Natalia Osipova, Andrey Bolotin, Deborah Colker, Carlinhos de Jesus e Ana Botafogo. 

Serviço:

O quê: Inscrições para Mostra Competitiva, Meia Ponta e Palcos Abertos

Quando: até 30 de março de 2010

Como: instruções no site www.festivaldedanca.com.br

Quanto: R$ 40,00 por coreografia”

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.