Traficantes de drogas podem ter punição maior – boa medida

O ministro da Justiça, Tarso Genro, reafirmou hoje (27) que técnicos de sua pasta estão preparando um projeto de lei para aumentar o peso das punições contra traficantes de drogas e tornar mais duras as regras para progressão de regime, como a obtenção do direito de cumprir a pena em regime semiaberto. Segundo ele, o documento será encaminhado ao Congresso Nacional até o fim do ano.

“Queremos dar continuidade à reforma do sistema penal, fazendo dele um instrumento preventivo forte e punitivo eficaz. O regime de progressão para os grandes traficantes deve ser menos liberal do que é”, afirmou o ministro. Ele defendeu a aplicação de penas alternativas no caso de criminosos primários e de “microtraficantes”.

Um dos acusados de envolvimento na tentativa de invasão ao Morro dos Macacos, no Rio de Janeiro, há pouco mais de uma semana, havia sido beneficiado com a progressão de regime, mas não retornou à prisão. Os confrontos deixaram mais de 40 pessoas mortas. Além disso, um helicóptero da Polícia Militar foi derrubado após ser atingido por um tiro.

Fonte: Ag. Brasil

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.