Sindicato será homenageado pela Câmara de Vereadores de Joinville

50-anos-mecanicos.miniatura Sindicato será homenageado pela Câmara de Vereadores de JoinvilleO cinquentenário do Sindicato dos Mecânicos de Joinville e Região foi lembrado pela bancada de vereadores do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara de Vereadores, que apresentou proposição pedindo uma sessão especial para marcar a data. O Plenário aprovou o requerimento e a sessão especial está marcada para o dia 15 de outubro a partir das 19:30 horas na sede do poder legislativo municipal. “Em nome da direção do Sindicato, agradeço a lembrança e a homenagem da Câmara de Vereadores. Afinal o Sindicato dos Mecânicos participou e participa ativamente do desenvolvimento e crescimento da cidade e região”, destaca o presidente João Bruggmann.

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias e Oficinas Mecânicas de Joinville e Região , um dos mais antigos sindicatos de Joinville e do estado de Santa Catarina foi fundado em 1 de Outubro de 1959 ainda sob a denominação de Associação Profissional dos Trabalhadores nas Indústrias e Oficinas Mecânicas e do Material Elétrico de Joinville, recebendo a Carta Sindical em 24 de Agosto de 1961. Cerca de 40 trabalhadores fundaram o Sindicato em uma época de transformações econômicas profundas no país. Foi neste período que a industrialização começou a tomar corpo no Brasil, Brasília foi construída e inaugurada, a televisão começou a fazer parte do cotidiano do brasileiro que antes só tinha como meios de informação o rádio e o jornal impresso.

Na sessão solene estão previstas homenagens especiais, cujos detalhes não foram divulgados. Em uma cidade marcada pelo conservadorismo e pela força do capital, essa homenagem aos trabalhadores por meio do seu sindicato é importante e sinaliza uma pequena mudança cultural na maior cidade de Santa Catarina.

Share this content:

Jornalista e escritor. Criador e Editor do Palavra Livre, cofundador da Associação das Letras com sede no Brasil (SC). Foi criador e apresentador de programas de TV e Rádio como Xeque Mate, Hora do Trabalhador entre outros trabalhos na área. Tem mais de 35 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, assessoria de imprensa, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011), Gente Nossa (2014) e Tinha um AVC no Meio do Caminho (2024). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde foi diretor de comunicação.