TV Brasil Esperança cede à pressões e tira Roberta Mendes do ar

Dia desses postei nota no blog sobre o acerto da TV Brasil Esperança em contratar a apresentadora, jornalista e produtora multimídia Tusi para compôr a bancada do programa ContraPonto que é veiculado aos domingos a partir das 22:30 horas. Depois, citei também a competente, guerreira e corajosa jornalista, radialista e apresentadora Roberta Mendes e seu Batom com Pimenta, que era conduzido por ela até semana passada todas as quintas-feiras às 20:30 horas.

Recebi comentários legais sobre a importância da TV dar espaço a essas profissionais. Infelizmente, para decepção de seus inúmeros fâs, a apresentadora Roberta Mendes foi afastada do comando do programa por telefone na última semana. A alegação? Pressão política. É isso mesmo: pressão política pedindo que ela fosse afastada por não falar a “língua” de quem vai dar aporte financeiro a essa TV logo mais à frente. Penso que essa decisão derruba a audiência da televisão, já que Roberta Mendes é admirada por milhares de pessoas que a conhecem desde os tempos de rádio. E mostra também como funciona os bastidores da comunicação da maior cidade do estado. Uma verdadeira Sucupira…

Desejo que Roberta Mendes logo encontre outro local onde possa desenvolver o seu trabalho sério, crítico e contundente contra as injustiças sociais. Não há governo bom sem o vigilante olhar da mídia independente, isenta e dura. Porque um governo não se faz só com bajulações, elogios fáceis, mas também com a crítica que ilumina áreas obscuras da administração, da cidade e da sociedade. Só assim melhora a democracia, e se faz um governo mais produtivo para todos e todas. A minha solidariedade total à jornalista Roberta Mendes.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

8 comentários em “TV Brasil Esperança cede à pressões e tira Roberta Mendes do ar”

  1. Nossa, estou surpreso com os comentários. Será que para joinvilense jornalista bom é aquele que critica a torto e a direito? Digo isso pq nunca vi uma entrevista séria, com argumentos contundentes e inteligentes da apresentadora Roberta. Aliás me admira o caro bloguista se dirigir a mesma como jornalista sendo que ela não tem formação na área, uma vez que o colega já demonstrou ter opinião contrária a do STF. Sem querer ofender a Roberta, mas expondo minha opinião, por mais de uma vez foi possível reparar que ela não se prepara para uma entrevista, não estuda o histórico do entrevistado e se limita a opiniões do tipo “o povo não pode ficar esperando”, “e o povo como fica?” e outras do gênero. Vi isso nas entrevistas com o Carlito, com o ex-secretário do RH Fábio, com o senador Raimundo Colombo. A este aliás ela perguntou se a nova lei de estágio não iria tirar o emprego de muitos filhos… nossa… o senador ainda foi educado e nem entrou no mérito. Afinal como jornalista ela deveria saber que estágio não é emprego, e sim extensão de curso. Joinville é muito pobre em jornalismo político. Poucos entendem dos trâmites administrativos dos órgãos públicos, das composições e articulações políticas, enfim… suas críticas beiram ao populismo. Como seria bom que tivessemos um programa com jornalistas da qualidade do Canal Livre apresentado na Band aos domingos. A Brasil Esperança não tem 1 programa que valha a pena. O jornalismo político, assim como não sobrevive só de bajulações, tbm não pode sobreviver só de críticas e especulações ainda mais quando estas se dão de maneira genérica. Este deve se mostrar imparcial, elogiando o que deve ser elogiado, criticando o que deve ser criticado, tudo com argumentos sólidos, mas principalmente explicando à sociedade os meios administrativos, legais e políticos de cada ato, seja do executivo, legislativo ou judiciário. Qualquer leitor entenderá o que estou dizendo. E pra finalizar, acredito que a Brasil Esperança não acrescentou em nada com a Tusi, trocou 6 por meia dúzia… a não ser no quesito cultura, uma vez que esta possui muito mais que aquela.
    Obrigado pela oportunidade. Posto o comentário acreditando no bom senso dos visitantes do blog, e caso alguém venha a criticar o que postei, que se limite aos meus comentários e não a ataques pessoais ignorantes como tanto acontece na internet.

    Fábio

  2. A pouco tempo venho acompanhando a programação deste canal de televisão, o mesmo que dispensou a apresentadora Roberta Mendes, aliás, foi por causa dela que passei a assistir alguns programas de entrevistas deste canal. Claro que o meu preferido era o Batom com Pimenta, não pelo nome(interessante), mas sim pela performa-se da apresentadora. Muitos de seus convidados tremiam, gaguejavam diante das câmeras pois não sabiam o que dizer quando questionado pela jornalista. Acredito que muitos deles se sentiam encurralados e nós assistiámos satisfeitos. O entrevistador tem que fazer isso mesmo, principalmente quando entrevista certos políticos acostumados a “bajulações” por uma meia dúzia de apresentadores(jornalistas) dos quais muitos destes negociam informações em troca de favores pessoais. Quanto aos demais programas de entrevistas deste canal percebe-se que há interesses políticos, pois alguns deles quando não são comandados por políticos exercendo cargo eletivo, são comandados por assessores de políticos.

    Era de se esperar que a competente apresentadora Roberta Mendes não ficaria por muito tempo no ar. Sei que ela já participou da bancada de um programa de entrevista exibido aos domingos a noite e que após sua saída quem passou a figurar sua cadeira foi até pouco tempo um jornalista que exerce cargo de confiança no governo atual. Ela também apresentou um outro programa no inicio da noite de domingo, cujo o mesmo é hoje apresentado por um ex cargo de confiança da secretaria de saude na gestão anterior e sabemos de fonte segura que hj ele continua assessorando o ex prefeito. Nesta mesma emissora, Roberta Mendes apresentadava um outro que era diário (por sinal liderava a audiência), hoje o programa é apresentado pelo ex- vereador e delegado de policia de Barra Velha, o mesmo que foi preso por quase dois(2) anos e que pleiteia uma vaga na assembléia legislativa na próxima eleição sendo candidato pela aquela cidade já que por aqui a rejeição é grande. Estou sabendo também que está para estrear um outro programa neste mesmo canal, cujo o mesmo será comandado por um vereador que inclusive já tem um outro numa rádio fm.

    Diante de tudo isso o que o Ministério Público está esperando para tomar providência contra esse canal de televisão? E os sindicatos que se dizem representar os profissionais da mídia? Que propagam aos quatro cantos moralidade, ética, isenção. O que estão fazendo? não fiscalizam? É um absurdo politicos assumindo os espaços dos profissionais da área! Esperamos que o Ministério Público atue de forma correta contra os desmando destes patifes aloprados que comandam os meios de comunicação deste país naufragado pela corrupção.

    Roberta… não fique triste, aliás, com todo o respeito (seu sorriso é lindo)tenha certeza, você saiu no lucro, esse canal de televisão não está a altura da sua competência, da sua dignidade, da sua coragem, do seu brilho.

    Eu quero aqui me colocar a sua disposição para o que der e vier.

    Um grande abraço!

    Armando Ferreira

  3. Quero deixar aqui a minha indignação sobre a saída da apresentadora Roberta Mendes da Tv Brasil Esperança. Tenho certeza que foi por “pressão política”. Ela não tem “papas na linguá”, fala a verdade, coloca seus entrevistados na “sai justa”. Eu e minha familia ficavamos pregados na frente da tv vendo ela com sua sabedoria e coragem enfrentar políticos mentirosos e dissimulados. Acompanhamos Roberta Mendes desde da rádio cultura quando lá ela fez o que muitos profissionais da midia dessa cidade não tiveram coragem de fazer. Roberta, sempre teve os mesmos discursos, a mesma postura em defesa dos menos favorecidos. Quando ela saiu a rádio perdeu uma grande parte da sua audiência. Até hoje seus ouvintes/admiradores sentem sua falta. Ela brigava como leoa em defesa das suas causas como ela mesmo fala muitas vezes.
    Através da credibilidade dela aprendemos a conhecer melhor muitos políticos que até então desconhecíamos. Além de ser uma grande profissional, gentil, amável com seus ouvintes e telespectadores é humana.
    Aprendi a admirá-la mais ainda quando a vi com sua irmã( Portadoradora de Necessidades Especiais) num hospital da cidade. Seu gesto carinhoso para com a irmã me fez refletir sobre aquela mulher forte, determinada e corajosa. ” Como eu gostaria de ser assim como ela”. Se eu tivesse uma rádio a contrataria na hora e faria de tudo para não perdê-la, pois tenho certeza da sua honestidade, bondade e lealdade.

    Fique com Deus Roberta, estaremos aqui torcendo para que em breve possamos ouvi-la ou vê-la em algum meio de communicação que te mereça. Voçe é simplismente maravilhosa!!!

  4. Olá Salvador!!!

    Acho que vc não apurou bem o motivo do afastamento, não foi esse mesmo, e sei disso porque acompanhei todos os tramites do afastamento….

  5. Tanto é lamentável a atitude desrespeitosa da mensagem telefônica d afastamento da Roberta, qto é elogiável a atitude do colega via blog. Meus cumprimentos. E p a Roberta, a certeza d q o seu estilo Batom c Pimenta, q ardeu na língua d alguém, pode não ser mais da Brasil Esperança, mas vai continuar a inspirar a esperança do Brasil.

  6. …que pena…. muitos ainda acham que compram consciencia, alugando bocas e linguas de quem quer que seja……nada mais respeitoso e admiravel do que atitudes superiores a essas pequenas coisas…..vão-se os aneis, ficam os dedos….decência e honra acima de tudo……parabens jornalista… sou seu admirador e torcendo sempre por vc…. valeu a veiculação caro amigo jornalista.. sempre atento a esses deslizes irresponsáveis……..vamos caminhando….. um abraço amigo véio…

  7. Espero que a Roberta Mendes Seja Feliz e Encontre Logo um outro meio De comunicação para desempenhar sua função.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.