Mantega acha que fusão fortalece sistema financeiro

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, considera que a fusão do Itaú com o Unibanco é importante porque vem solidificar as duas instituições. Segundo ele, é normal que no momento de turbulência e de problemas internacionais no setor financeiro exista um “movimento” como o realizado pelos dois bancos.

“Como esses são dois bancos tradicionais, sólidos e que têm uma atuação para a atividade econômica, acredito que é um fato importante nesse momento que eles se unam de modo a continuar o papel de liberar crédito”, disse.

Sobre a concentração no setor, o ministro lembrou que no momento em que se tem o recuo da liquidez e algumas dificuldades, o cenário bancário no Brasil vai ficar mais ou menos do jeito que já é  – com 10 a 15 bancos relevantes e depois com bancos menores.

“Vai mudar um pouco, mas não muito, porque já é um setor concentrado. O mais importante é que essa concentração vem no sentido de fortalecer o sistema financeiro”, afirmou.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.