Faltando apenas quatro dias para as eleições em segundo turno em Joinville, o candidato Carlito Merss (PT) consolida a diferença extraordinária em relação ao segundo colocado, o deputado estadual Darci de Matos (DEM). A pesquisa encomendada pelo Jornal Notícias do Dia e realizada pela Brasmarket mostra que Carlito tem hoje 57% das intenções de voto contra apenas 28% de Darci, ou seja, mais que o dobro do democrata.
A onda petista ganhou a preferência da população joinvilense neste segundo turno, pelo menos é o que mostram todas as pesquisas divulgadas, contrariando a totalidade dos comentaristas políticos de rádio, televisão e jornais, que viviam colocando azeitonas na empada do candidato Darci de Matos. Alguns até já o colocavam há alguns meses como virtual Prefeito eleito. Devem estar pensativos neste momento. Qual será a opinião agora?
Caso o resultado se confirme no domingo (26), pela primeira vez a maior cidade do estado será governada pelo PT. Joinville é uma cidade tipicamente industrial que vem passando por grandes transformações ao longo dos últimos anos com a chegada cada vez maior de investidores de outros estados e países, e também com a migração acentuada de profissionais que vem trabalhar nestas empresas. Muitos, ou a maioria deles, intelectuais que enriqueceram o pensamento crítico em todas as áreas da cidade. Carlito Merss terá um grande desafio pela frente: mostrar que tem toda a competência para fazer um governo realizador. E não poderá fraquejar, porque a expectativa criada é enorme.
O panorama político de Santa Catarina vai mudar a partir de domingo. O eixo do poder muda de lado, e os acordos políticos serão reordenados, causando muitas surpresas aos atentos expectadores do momento atual e do passado. Vamos ver se os comentaristas acertam os prognósticos a partir da nova lógica política que vai entrar em pauta.