A poesia de Neruda – "Se cada dia cai"


pablonerudaPara dar um gás no fim do dia, ofereço aos leitores algumas linhas de um dos maiores poetas do século 20, o grande e eterno poeta chileno e do mundo, Pablo Neruda. Afinal, se cada dia cai como ele diz, nada melhor que seguir as orientações do mestre. Com vocês, Pablo Neruda:

“Se cada dia cai”

Se cada dia cai, dentro de cada noite,
há um poço
onde a claridade está presa.
há que sentar-se na beira
do poço da sombra
e pescar luz caída
com paciência

Pablo Neruda (Últimos Poemas)

* Pablo Neruda – Neftalí Ricardo Reyes Basualto – nasceu em Parral, no Chile, em 12 de julho de 1904. O nome Pablo Neruda, que adotara como escritor, tornou-se seu nome oficial em 1946.

Seus primeiros trabalhos literários foram publicados na cidade de Temuco. Em 1921 foi para Santiago, continuar seus estudos como professor de francês, e ganhou o seu primeiro prêmio literário Ali publicou o seu primeiro livro, “Crepusculario”, que se seguiu, em 1924, por “Veinte Poemas de Amor y una Cancion Desesperada”, sua obra mais conhecida e um dos mais lindos conjuntos de poemas de amor que já se escreveu. Em 1927 foi nomeado Consul em Rangún (Birmânia), indo depois para Colombo (Ceilão) e para Batavia (Java) e, finalmente, Singapura. Depois de cinco anos, regressou ao Chile, onde escreve “Residencia en la Terra” e, em 1933 “El Hondero Entusiasta”. Em 1934 tornou-se consul em Barcelona e, em 1935 foi transferido para Madrid. Com a guerra civil espanhola foi para Paris e escreve “España en el Corazón”, seguida, em 1939 por “Las Furias y las Penas”. Em 1940 foi nomeado consul geral no México, onde ficou até 1943. Regressando ao Chile, recebeu, em 1945, o “Premio Nacional de Literatura”. Pelo fato de participar ativamente de atividades políticas e pelo fato do Partido Comunista, ao qual pertencia, ter sido declarado ilegal, teve que sair do Chile. Em 1950, no México, publicou “Canto General”. Depois de passar pelo México, pela França e pela Itália, voltou ao Chile em 1952 recebendo, em 1953, o “Premio Stalin da Paz”. A seguir publica “Odas Elementales” e “Las Uvas y el Viento”.

A partir daí passou a proferir diversas palestras pelo mundo, tendo publicado, em 1956 “Nuevas Odas Elementales” e “El Gran Oceano”. Em 1957 “Tercer Libro de Odas”, em 1958 “Navegaciones y Regreso”, em 1959 “Cien Sonetos de Amor”, em 1960 “Cancion de Gesta”, em 1961 “Las Piedras de Chile” e “Cantos Ceremoniales”, e em 1962 “Plenos Poderes”. Em 1964 publica “Memorial de Isla Negra”, seguida de “Arte de Pajaros”, em 1966, “Las Manos del Dia” em 1968, “Fin del Mundo” e “Aun”, em 1969. Em 1969 foi indicado pré-candidato à presidência do Chile, fato que não chegou a se concretizar e publicou, em 1970 “La Espada Encendida” e “Las Piedras del Cielo”. Ainda em 1970, é designado embaixador na França, recebendo, em 21 de outubro de 1971, o “Prêmio Nobel de Literatura”. Em 23 de setembro de 1973, sucumbe à doença e, certamente, à amargura do golpe de estado vitorioso de Pinochet contra o governo de Salvador Allende.

De uma forma geral, pode-se dizer que a poesia de Pablo Neruda tem quatro vertentes. A primeira refere-se aos seus poemas de amor, como em “Veinte Poemas de Amor y una Cancion Desesperada”. A Segunda vertente é representada pela poesia voltada para a solidão e a depressão, como em “Residencia en la Tierra”. A poesia épica, política, como por exemplo, em “Canto General” representa a terceira vertente e a poesia do dia a dia, como em “Odas Elementales”, a Quarta.

Autor: Salvador Neto

Jornalista e escritor. Criador e Editor do Palavra Livre, co-fundador da Associação das Letras com sede no Brasil na cidade de Joinville (SC). Foi criador e apresentador de programas de TV e Rádio como Xeque Mate, Hora do Trabalhador entre outros trabalhos na área. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde foi diretor de comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.