Combate a Covid-19 – Florianópolis e Criciúma intensificam fiscalização e orientação

A partir desta sexta-feira, 7 de agosto, até o próximo domingo, 9, a Guarda Municipal da Prefeitura de Florianópolis intensifica a fiscalização em pontos de comércio na operação ‘Super Pai’. O intuito da ação é proporcionar maior segurança para a população realizar compras no período que antecede o dia dos Pais.

Os agentes da GMF ficarão, durante esse período, em pontos estratégicos de maior movimentação do comércio na região Central e nos maiores bairros da Capital, que possuem muitas lojas com grande fluxo de consumidores.

A operação ocorre por meio de três estratégias. A primeira é a fiscalização pessoalmente nos pontos citados. Além disso, as equipes também contarão com apoio do sistema de videomonitoramento, em que os agentes internos auxiliam quem está trabalhando nas ruas. O terceiro ponto de apoio da Guarda Municipal é o Projeto Guardião, quem tem um canal direto com os comerciantes e com a população, para que possam acionar rapidamente as autoridades caso tenham suspeita ou confirmação de casos de furtos ou roubos nos locais próximos a comércios.

Mesmo com o período em que se espera maior movimento nas lojas por conta da comemoração de dia dos Pais, a Guarda Municipal também estará fiscalizando o cumprimento das medidas sanitárias e decreto por parte dos comerciantes e da população, para que o momento de compras seja seguro e não gere aglomerações e risco de contágio de Covid-19. A orientação é que apenas uma pessoa por família vá às compras, caso precise, e que qualquer um que possua sintomas não saia de casa.

Em Criciúma
Uma equipe multiprofissional da Secretaria de Saúde de Criciúma estará na Praça Nereu Ramos neste sábado (8) atendendo a população. A ação, que conta com o apoio da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e do 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC), tem por objetivo intensificar as orientações no combate à Covid-19.

Com o funcionamento do comércio estendido na véspera do Dia dos Pais, a ação será realizada das 9h às 17h. “Reforçar as orientações e tirar dúvidas é fundamental nesse momento. Ainda recebemos muitos questionamentos nesse período de pandemia e acreditamos que ajudaremos muitas pessoas com informações precisas”, destaca o secretário de Saúde, Acélio Casagrande.

Além de sanar dúvidas, o espaço contará também com atendimento de pessoas com sintomas da Covid-19. “Se o cidadão estiver sintomático e enquadrado no protocolo, vamos realizar o teste rápido no local. Nossa equipe está preparada para conscientizar e bem atender o criciumense”, frisa Casagrande.

Esse é o terceiro fim de semana consecutivo que a Secretaria de Saúde de Criciúma, CDL e 28º GAC atuam em conjunto na Praça Nereu Ramos, no combate e prevenção à Covid-19.

Salvador Neto

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.