Palavra Livre apoia o Movimento Amplia em apoio a estudantes negros e indígenas para o ENEM

O Palavra Livre ficou sabendo de um movimento social que busca apoiar estudantes negros e indígenas para que consigam pagar a taxa de inscrição ao ENEM deste ano. A crise da pandemia do Covid-19 ampliou e muito as dificuldades para estes segmentos, e podemos sim ser solidários para que mais estudantes possam fazer a prova e acessar o ensino superior.

No dia 02/06 o INEP prorrogou o prazo de pagamento da taxa de inscrição do ENEM 2020 para o próximo dia 10/06. Para quem não sabe, a taxa da prova desse ano custa R$85,00 e muitos estudantes não conseguiram a isenção do pagamento. Muitos(as) deles/delas não conseguiram a isenção pelo fato de não se encaixarem nos critérios estabelecidos no edital do exame, mas ainda assim, são estudantes em situação de vulnerabilidade.

Diante disso, o movimento AMPLIA está organizando uma campanha de “apadrinhamento/amadrinhamento” de estudantes negros/as e indígenas que não receberam a gratuidade do exame e precisam de ajuda.

Como participar? 

– Preencha os dados no formulário (clique aqui), indicando se você deseja ser apoiador (madrinha/padrinho) ou se é candidato/a.
– Nos próximos dias o/a apoiador/a receberá o contato de um/uma estudante que precisa de apoio para realizar sua inscrição.
– O/A estudante fará a inscrição e te enviará o boleto para pagamento, gerado exclusivamente pelo INEP para o(a) candidato(a).

O formulário ficará aberto até às 22h00 do dia 06/06. O objetivo é ter uma margem de segurança para a verificação do pagamentos dos boletos de inscrições.

AMPLIA é um movimento criado por um grupo multidisciplinar que busca ampliar oportunidades para negros/as e indígenas nas diferentes regiões do Brasil por meio da educação.

Instagram: @movimento_amplia
Dúvidas: amplia2020@gmail.com

Salvador Neto

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.