Nuvem computacional desenvolvida na Udesc Joinville foi apresentada em evento nacional de tecnologia

Cloud Computing concept background with a lot of icons: tablet, smartphone, computer, desktop, monitor, music, downloads and so on

Nesta quarta-feira, 25, a nuvem computacional Tche, desenvolvida no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, foi apresentada durante o 13º Hangout Openstack Brasil.

O evento foi promovido pela comunidade que discute o software livre Openstack, criado em 2011 pela NASA e Rackspace, e hoje apoiado por mais de 850 organizações.

Esta foi a primeira apresentação de uma nuvem desenvolvida em universidade, no evento. A iniciativa foi considerada pela comunidade Openstack Brasil como uma das maiores implantações em produção no país na área acadêmica.

Em 13 de maio, Sandro Rodrigues, um dos principais mantenedores da OpenStack Brasil, visitou a Udesc Joinville para saber mais sobre a Nuvem Tche, e disse que ficou impressionado com o nível avançado de instalação e uso.

A Nuvem Tche foi criada no Laboratório de Processamento Paralelo e Distribuído (LabP2D) do Departamento de Ciência da Computação e é mantida pelo Grupo Colmeia e por membros do Grupo de Redes e Aplicações Distribuídas (Gradis). Atualmente, a nuvem é utilizada por todo o campus para diferentes demandas. Os principais responsáveis são os professores Charles Christian Miers e Guilherme Piegas Koslovski.

Com informações da Ascom Udesc Joinville

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, coach e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC.Tem mais de 25 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. No voluntariado, foi diretor voluntário da APAE em Joinville (SC).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.