Literatura – Uma noite, dois talentos, nesta quinta-feira (3/12) em Joinville (SC)

Um evento duplo – em todos  os sentidos. Duplo em talento, em beleza, em arte e literatura da mais nobre estirpe. No dia 3 de dezembro, às 20h, o Capitão Space recebe – e entrega aos joinvilenses – obras de dois grandes autores.

Luiz Carlos Amorim e Mary Bastian, que lançam um livro em conjunto, “Prosa de Amigos”, uma coletânea de contos e crônicas dos dois amigos.

Amorim, catarinense de Corupá, Mary, gaúcha de Rio Grande, amigos de longa trajetória literária, unem, agora, seus talentos e escritos, brindando o leitor catarinense com um livro que reúne o humor e o encanto de Mary Bastian e artigos sobre literatura, arte e cultura, assinados por Amorim e que já foram publicados na imprensa brasileira, portuguesa, suíça e caboverdiana.

Dona de um humor que pode ser muito doce mas, também, muito ácido, Mary Bastian tem, na sinceridade, não raro, desconcertante, uma de suas maiores características literárias.

Sinceridade, aliás, que marca também a obra do amigo Amorim, que aborda temas que interessam a todos, às vezes de forma bastante contundente. Na “Prosa de Amigos, eles exercitam juntos uma formidável e alternativa maneira de ver o mundo: uma dupla que tem, mesmo,muito o que dizer.

Na mesma noite, Luiz Carlos Amorim traz aos joinvilenses, também, seu mais novo livro, “Portugal, minha saudade”, uma seleção de crônicas escritas por ele após algumas viagens à terra lusitana. Fascinado por Portugal e tudo que lhe diz respeito, Amorim registra, em seus escritos, suas impressões das pessoas, das vivências e da cultura portuguesa.

Sobre o livro, José Fernandes, crítico literário e escritor goiano diz, no prefácio:…”O que dizermos das crônicas sobre Portugal, razão do livro?

Há um tom lírico nelas que as torna singulares, à proporção que o passado cultural se mistura com o presente e causa uma saudade única, resultante do que foi, do que é e do que será Portugal, na lembrança do narrador…

Para sorver a beleza das crônicas de Luiz Carlos Amorim, só mesmo lendo-as para sentir esse tônus lírico singular, que poucos cronistas imprimem a esse gênero literário ímpar, tão bem utilizado por ele”.

Sobre os autores:
Mary Sonia Moreno Bastian, nasceu em Grande, no litoral gaúcho, mas vive em Joinville há décadas.É bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul , é cronista e poeta, mas onde mais se destacou foi  em literatura infanto-juvenil , gênero em que tem vários livros publicados – “Capitão Morcego e seus detetives”, “A charada do anel de esmeraldas”, “Mistério no ar”, “O rio que ficou triste”, “A creche mal assombrada” e “Contos de Oficina. É cronista do jornal A Notícia e, em 2010, publicou os livros “O país do sol dourado”, a terceira edição do “O Rio que ficou triste” e “A casca da bergamota” livro de crônicas, pela Coleção Letra Viva.

Luiz Carlos Amorim é natural de Corupá (SC), formado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Joinville. É fundador e  presidente do Grupo Literário A ILHA, com 35 anos de atividades à frente das Edições A ILHA, que publicam as revistas Suplemento Literário A ILHA e Mirandum (Confraria de Quintana), além de mais de 50 livros. Foi eleito a Personalidade Literária de 2011 pela Academia Catarinense de Letras e Artes e ocupa a cadeira 19 da Academia Sul Brasileira de Letras. Editor de conteúdo do portal PROSA, POESIA & CIA (www.prosapoesiaecia.xpg.com.br) – e autor de 30 livros de crônicas, contos, poemas e infanto-juvenil, quatro deles publicados no exterior, em inglês e espanhol, italiano e francês. Participou de dezenas de antologias, no Brasil e várias em outros países. Publica crônicas,artigos, contos e poemas em várias revistas e jornais no Brasil e exterior – tem trabalhos publicados na Índia, Rússia, Grécia, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Cuba, Argentina, Uruguai, Inglaterra, Espanha, Itália e outros, e obras traduzidas para o inglês, espanhol,
bengalês, grego, russo, italiano, francês.

O link do evento no face: https://www.facebook.com/events/442465382614109/–.

Com informações da Confraria do Escritor – João Batista (JB)

Autor: Salvador Neto

Jornalista e escritor. Criador e Editor do Palavra Livre, co-fundador da Associação das Letras com sede no Brasil na cidade de Joinville (SC). Foi criador e apresentador de programas de TV e Rádio como Xeque Mate, Hora do Trabalhador entre outros trabalhos na área. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde foi diretor de comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.