Chuvas provocam calamidade em vários bairros de Joinville (SC)

O boletim da Defesa Civil de Joinville divulgado na tarde desta quinta-feira (22) informa que as regiões mais afetadas pelas chuvas em Joinville foram Centro, Sul e parte da Oeste.

Os bairros mais atingidos foram o Centro, Profipo, Ulysses Guimarães, Parque Guarani, Boa Vista, Atiradores, Bucarein, Anita Garibaldi,  Vila Nova, Nova Brasília, Floresta, Itaum e Santa Catarina.

A forte precipitação causou inundação de vias e residências. A estação de monitoramento central registrou 145 mm de precipitação desde as 3h30 até o meio-dia.

Desde as primeiras horas desta quinta-feira, a equipe da Defesa Civil de Joinville acompanhou as ocorrências e realizou levantamento de danos em conjunto com os órgãos setoriais e avaliações preliminares de risco.

Foram registrados 13 deslizamentos, cinco quedas de muro, duas quedas de árvores e cinco resgates. A Prefeitura possui 20 abrigos para apoio imediato.

Dois deles estão de sobreaviso caso seja necessário o acolhimento de desabrigados, sendo um no bairro Vila Nova (Escola Municipal Valentim João da Rocha) e outro no bairro Jardim Paraíso (Escola Municipal Rosa Maria Berezoski). Bombeiros realizaram o resgate de pessoas isoladas principalmente na região central e bairro Vila Nova.

Dentro do Plano de Contingência, foram acionados o Corpo de Bombeiros  Voluntários, Clube de Radioamadores, Seinfra, Detrans, Exército, Secretaria de Governo, Secretaria de Comunicação, Secretaria de Assistência Social e Subprefeituras.

Previsão do tempo
A Defesa Civil de Santa Catarina informa que nesta sexta-feira (23/10) a chuva vai diminuir em todo Estado. Os volumes previstos são de 5 a 15 mm na madrugada e manhã na maioria das regiões, com pontuais de 30 a 40 mm no Planalto Norte e Litoral Norte, especialmente nas áreas mais próximas ao Paraná.

Com informações da Defesa Civil, Prefeitura de Joinville (SC).

Salvador Neto

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, coach e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC.Tem mais de 25 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. No voluntariado, foi diretor voluntário da APAE em Joinville (SC).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.