Festa das Flores de Joinville (SC), a 76a., começa nesta terça-feira (11/11)

Nesta terça-feira (11), a partir das 14 horas, o Complexo Expoville abrirá seus portões para a 76ª Festa das Flores de Joinville que promete surpreender o público com muitas cores, formas, aromas e atrações para toda a família.

As flores – grandes protagonistas da festa – darão um show. Apenas na exposição, serão mais de cinco mil exemplares de orquídeas, bromélias, antúrios, girassóis, cactos, bonsais, pinheiros, rosas do deserto e plantas ornamentais para ambientes internos e externos, produzidas nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte.

O colorido dará vida ao cenário bucólico que representará a “Agricultura Familiar”, tema da 76ª Festa das Flores. O projeto arquitetônico e cenográfico foi criado pelo IPPUJ (Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville) e contará com elementos especiais como museu rural, fachadas rústicas e espaços temáticos que destacarão sete produtos típicos da região de Joinville: banana, arroz, aipim, cana de açúcar, palmáceas, mel e flores.

Além da grande representatividade local, o tema também é pauta internacional, já que 2014 foi eleito pela Organização das Nações Unidas (ONU), o ano da agricultura familiar.

Outro destaque é a realização da oitava edição internacional do evento, com a presença de orquidófilos, produtores e profissionais vindos dos Estados Unidos, Austrália, Alemanha, Equador e Bolívia.

De acordo com o presidente da Fundação Turística, Raulino Esbiteskoski, a 76ª Festa das Flores proporcionará ao público uma viagem à vida do homem do campo, mostrando a importância que o trabalho representa para o desenvolvimento de toda a região.

“Assim como os diversos produtos da região, as flores fazem parte desse contexto como um produto não apenas de subsistência mas também como importante agente responsável pelo desenvolvimento social e econômico de Joinville e região”, declarou Esbiteskoski. Entre outras atrações da 76ª Festa das Flores estão o Mercado de Plantas, Mostra de Paisagismo, Jardim Sensorial e Oficinas de Cultivo.

Realizada pela Fundação Turística de Joinville e pela AJAO (Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas), a Festa das Flores é o maior evento de orquídeas da América Latina e a mais antiga festa de flores, do Brasil.

Entretenimento
Além da exposição, a 76ª Festa das Flores será imperdível por suas atrações artísticas, culturais e gastronômicas. Na quarta-feira (12), às 19 horas, o tradicional concurso da Rainha. Na quinta e sexta-feira serão realizados os concursos da Menina Flor e da Flor da Melhor Idade.

Para quem não dispensa boa música, os shows nacionais levarão ao Palco Principal da festa, renomados artistas. O primeiro deles será com o cantor e compositor sertanejo Sérgio Reis, na quinta-feira (13).

Na sexta-feira (14), a noite será para dançar com muito samba-rock do Baile do Ben, com Sandra de Sá, Fernanda Abreu e Sérgio Loroza interpretando sucessos de Jorge Ben Jor e Tim Maia.

A tarde de sábado (15) será especial para a criançada, com a apresentação do musical Príncipes & Princesas – Uma aventura congelante, inspirado no sucesso “Frozen”. À noite, a dupla sertaneja Thaeme & Thiago promete fazer todo mundo dançar e cantar ao som de hits como “Ai que dó”, “Coração apertado” e “Cafajeste”.

E para fechar a 76ª Festa das Flores no melhor estilo sertanejo, os “gargantas de ouro” Milionário e José Rico se apresentam no domingo (16), presenteando o público com sucessos que marcaram os mais de 40 anos de história da dupla.

Salvador Neto

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 25 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. No voluntariado, foi diretor voluntário da APAE. Escreve para vários veículos de comunicação, entre eles o jornal ND, Portal ND+ e Grupo ND em Santa Catarina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.