HBM, a nova solução para não perder músculos!

musculosO HMB (b-hidroximetilbutirato) é um metabólico bioativo gerado pelo fracionamento do aminoácido essencial de cadeia ramificada leucina (um dos três aminoácidos de cadeia ramificada que compõem o BCAA). Que são encontrados na dieta em pequenas quantidades nos alimentos ricos em proteínas, tais como peixe e leite. Os seres humanos sintetizam entre 0,3 e 1,0 grama de HMB diariamente, com cerca de 5% sendo provenientes do catabolismo da leucina dietética.

A suplementação com HMB reduz o catabolismo e favorece o ganho de massa magra e força em indivíduos destreinados que iniciantes. Entretanto não é claro quais são o feitos dessa suplementação sobre a força e a mudança na composição corporal durante o treinamento.

Esse metabolito da leucina recentemente foi transformado no suplemento popular que promove ganho de massa magra, perda de gordura corporal e aumenta a força durante o treinamento. A razão? A leucina e alguns metabolitos derivados da mesma inibem a degradação das proteínas no processo denominado proteólise, por exemplo, durante treinamento de força.

Contudo, ainda não se tem clareza sobre sua real eficácia do HBM exogeno contra pondo sobre as hipóteses relacionadas aos mecanismos de ação desse metabolito.

Nota: Já se encontra muitos exemplares desse suplemento nas prateleiras, mas tenha certeza de que esta comprando o HMC correto.

Como?

Vide a formula no rotulo e confirme se há b-hidroximetilbutirato, do contrario não estará comprando o HMB aqui referido, com seus  possíveis efeitos!

* Por Júlio Cesar. Nutricionista formado pela UFMA.  CRN: 10072.

MCARDLE, William D. et al. Fisiologia do Exercício ? Energia, Nutrição e Desempenho Humano. 5.ed. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2001.

TALBOTT, S.M.; HUGHES, K. Suplementos dietéticos para profissionais de saúde. Ed. Guanabra Koogan. Rio de Janeiro, 2008.

KREIDER, Richard B et al. Efectos de la Suplementación con β-Hidroximetilbutirato de Calcio (HMB) Durante el Entrenamiento sobre los Marcadores del Catabolismo, Composición Corporal, Fuerza y Rendimiento de Esprint. PubliCE Premium · 2000.

Autor: Salvador Neto

Jornalista e escritor. Criador e Editor do Palavra Livre, co-fundador da Associação das Letras com sede no Brasil na cidade de Joinville (SC). Foi criador e apresentador de programas de TV e Rádio como Xeque Mate, Hora do Trabalhador entre outros trabalhos na área. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde foi diretor de comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.