Cinco aplicativos para você parar de procrastinar

preguiçaVocê é daqueles que liga o computador para realizar uma tarefa, mas quando se dá conta está vendo listas de cachorros engraçados ou observando a linha do tempo das redes sociais? Pois é, em um mundo em que somos cada vez mais bombardeados por informações de todos os lados encontrar concentração para terminar algo é cada vez mais raro.

A chamada procrastinação pode não ser o mal do século, mas está atrapalhando a vida de muita gente por aí. Embora a tecnologia pareça ser a causa do problema, ela também pode ser a solução para a procrastinação.

Pomodoro – O aplicativo é baseado no método criado nos anos 1980 pelo italiano Francesco Cirillo, que usava um timer de cozinha em formato de tomate (pomodoro) para marcar os intervalos de trabalho ao longo do dia.

A ferramenta utiliza o mesmo método desenvolvido por Francesco e ajuda você a planejar as atividades que devem ser feitas realizando intervalos a cada 25 minutos. A técnica consiste na ideia de que essa divisão de tempo, com pausas frequentes, aumenta a agilidade mental.

TeuxDeux – O TeuxDeux nada mais é que a famosa lista de “coisas a fazer”. Você pode criar categorias para separar as tarefas por ordem de importância e sincronizar contas para usar o aplicativo pelo desktop. Quando você não realiza uma tarefa programada, ela automaticamente é transferida para o dia seguinte. Algo que é muito útil para você não esquecer atividades que passaram do prazo.

Asana – O aplicativo é ótimo para planejamento de trabalhos em equipe. Ele ajuda você a perder menos tempo com a administração e execução de tarefas, organizando-as em listas e distribuindo entre a sua equipe.

Freedom – Se você se sente acorrentado pelas redes sociais e site com listas intermináveis, o Freedom pode ser útil para você se livrar dessas distrações. O aplicativo é usado para você bloquear todos os sites que roubam a sua atenção e atrapalham sua produtividade.

Disponível para MAC e Windows o Freedom bloqueia os sites por até oito horas, porém, eles podem desbloqueá-los quando você quiser, contanto que o computador seja reiniciado. O incômodo em reiniciar a máquina torna mais difícil para você a decisão de burlar o aplicativo (ou a si mesmo).

Instapapper – Você clica em um link pra ler uma matéria, mas no meio da página um sedutor anúncio prende a sua atenção e te lembra que talvez seja legal aproveitar essa super promoção. Aí já era, adeus matéria. O instapapper pode te ajudar a escapar dessas armadilhas em forma de pop-ups.

Ele permite que você salve artigos, matérias ou outros conteúdos em um ambiente de leitura sem nenhum anúncio publicitário. Além disso, você pode grifar trechos dos textos que achou mais interessante.

Salvador Neto

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, coach e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC.Tem mais de 25 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. No voluntariado, foi diretor voluntário da APAE em Joinville (SC).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.