Frio intenso em SC nesta quarta-feira, e continua até final de semana

A quarta-feira é marcada pela presença de neve na Serra de Santa Catarina. Por volta das 7h10min, turistas e moradores presenciaram o fenômeno em São Joaquim. Também houve registro de neve em Urubici, Bom Jardim da Serra e Água Doce. Já houve ocorrência do fenômeno neste ano – nos dias 22 e 23 de julho.

Na ocasião, a neve atingiu cerca de cem cidades do Estado. Segundo informações da Epagri/Ciram, a frente fria mantém o tempo instável nesta quarta-feira, com chuva na maioria das regiões. A temperatura permanece em declínio, com condição de chuva congelada e neve nas áreas altas do Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul.

A máxima é de 17ºC no Litoral Norte e a mínima é de -1ºC no Planalto Sul. Na Capital, os termômetros marcam entre 10ºC e 16ºC. Também há predomínio de vento sudoeste a sudeste, com rajadas que podem atingir entre 60km/h a 90km/h, especialmente no Planalto Sul e Litoral, aumentando a sensação de frio.

O vento forte vai deixar o mar muito agitado, especialmente no Litoral Sul, com picos de onda de 3 metros, com risco para navegação e atividades de pesca até o início de sexta-feira.

Já na quinta-feira, 15, a instabilidade se afasta do Estado, passando a predominar uma massa de ar seco e frio, com aberturas de sol em Santa Catarina. A temperatura segue baixa, com geada ao amanhecer nas áreas altas do Estado e com mínimas próximas de 0°C e até negativas. Na quinta, não se descarta a possibilidade de geada negra.

As informações são da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri), por meio do Centro de Informações e Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Ciram). Mais detalhes no site da Epagri/Ciram.

Do Governo do Estado de SC

Autor: Salvador Neto

Jornalista e escritor. Criador e Editor do Palavra Livre, co-fundador da Associação das Letras com sede no Brasil na cidade de Joinville (SC). Foi criador e apresentador de programas de TV e Rádio como Xeque Mate, Hora do Trabalhador entre outros trabalhos na área. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde foi diretor de comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.