Gripe: postos de saúde de Joinville terão atividades especiais o dia todo neste sábado (20/4)

cartaz_gripe_2011Neste sábado (20), todas as 55 unidades de saúde, a Sala de Vacinação Central (na rua Itajaí) e os cinco postos volantes (ver abaixo) abrem das 8 às 17 horas para atender idosos, gestantes, crianças na faixa etária dos seis meses a menores de dois anos, puérperas (mulheres que tiveram bebê recentemente, no período de 45 dias pós-parto), portadores de doenças crônicas e com condições clínicas especiais indicados pelo médico, no Dia D da Vacinação contra a gripe. Duas unidades de saúde vão oferecer atividades diferenciadas para a comunidade neste dia.

No posto de saúde do Bom Retiro, haverá uma área de lazer destinada às crianças, além da distribuição de pipoca e algodão doce. Já os adultos terão a oportunidade de realizar o teste de Bioimpedânciometria (análise da composição corporal), oferecido gratuitamente pelo Laboratório Ghanem, e de participar de um brechó de roupas e sapatos usados, na própria sede da unidade, das 8 às 13 horas.

Conforme a médica Maria Iliana Coelho, da unidade do Bom Retiro, a atividade foi planejada para atrair o maior público-alvo possível para a vacinação no Dia D. “É importante que o público se vacine, pois abriremos especialmente para imunização. Durante os dias úteis da semana, as unidades de saúde realizam muitos outros procedimentos e consultas, que vão além da imunização, o que pode significar fila de espera para as pessoas que desejam apenas se vacinar”, explica a médica.

Outra unidade de saúde que vai mobilizar sua comunidade neste sábado é a do Jardim Sofia. Haverá atividades de exames e de orientação sobre o câncer de boca com a equipe de saúde bucal, e a entrega de mudas de árvores frutíferas, pelo grupo de Escoteiros com a Fundema, das 8 às 17 horas, horário em que a unidade estará imunizando a população no Dia D.

Na comunidade do Jardim Sofia, também vai acontecer um mutirão de recolhimento de entulhos no bairro, em parceria com a Seinfra e voluntários. “A comunidade já está informada sobre os pontos de localização das caçambas para recolhimento dos entulhos, móveis e carcaças que não tiveram o destino ideal e estão poluindo nosso meio ambiente”, resume a enfermeira-chefe, Célia Diefenbach,
Esta atividade marca o encerramento da Semana do Meio Ambiente no bairro, organizada pela unidade de saúde em parceria com a Vigilância Ambiental de Saúde, o Conselho Local de Saúde e o 62º Batalhão de Infantaria do Exército.

CAMPANHA CONTRA GRIPE VAI ATÉ O DIA 26
A campanha de vacinação contra a gripe prosseguirá até a próxima sexta-feira (26/04). Até lá, o município tem a meta de imunizar 88.122 pessoas, o que representa 80% do público-alvo municipal. “Nosso objetivo, entretanto, é que cada uma das 110.152 pessoas do público-alvo procure pela vacina, afinal, a vacina é gratuita para esse público. Normalmente, as pessoas que têm complicações respiratórias são, justamente, as pessoas que não procuraram a imunização”, afirma a responsável técnica pelo setor de Imunização, Maria Goreti Cardoso

Programe-se para o sábado (20/04)
* As 55 unidades de saúde e a Sala de Vacinação Central (na r. Itajaí) ficarão abertas das 8 às 17 horas, sem fechar para almoço, para vacinar todo o público-alvo da campanha.

* Postos volantes vacinam apenas idosos entre o horário das 8h30 às 17 horas, sem fechar para almoço, sendo estes:
Supermercado Giassi – rua João Colin
Supermercados Big – Av. Beira Rio e Av. Getúlio Vargas (Shopping Americanas)
Supermercados Angeloni – rua João Colin e rua Ministro Calógeras

* A unidade de saúde Bom Retiro oferecerá atividades recreativas às crianças, teste de Bioimpedânciometria para adultos e realiza um brechó, das 8 às 13 horas.

* A unidade de saúde Jardim Sofia realiza, também, o encerramento da Semana do Meio Ambiente. Haverá distribuição de mudas de árvores frutíferas e o mutirão de recolhimento.

Salvador Neto

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, coach e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC.Tem mais de 25 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. No voluntariado, foi diretor voluntário da APAE em Joinville (SC).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.