Diárias e jovens velhos políticos…

img_passagem_aerea_deputadosfederaisSemana passada fomos todos pegos de surpresa com matéria veiculada na RBS TV, Jornal do Almoço, sobre diárias que os vereadores Maycon Cesar (PR) e Lioilson Correa (PT) receberam para entregar convites a algumas lideranças para reunião da Comissão de Cidadania da Câmara de Vereadores de Joinville (SC). Ambos foram “visitar” Araquari, São Francisco do Sul, e arredores recebendo cerca de R$ 450,00 cada um…. legal? Sim. Moral? Não!

A população reagiu muito mal  a esta atitude dos senhores vereadores, os dois eleitos pela primeira vez em 2012 e portanto exercendo seu primeiro mandato legislativo. Mais que os valores monetários, mais que a legalidade de pegar a grana para pagar despesas, está o ato imoral, pequeno e antigo que é a prática de fabricar diárias para atos tão simples. Entregar convites? Tenham a santa paciência vereadores!

Quando o eleitor acreditou nas promessas de inovação, juventude, mudar as práticas políticas da legislatura anterior, certamente não esperava que os jovens fossem tão velhos nas práticas de bastidores. E fizeram pior a emenda que o soneto. Saíram atirando na imprensa, mídia em geral, presidente da Câmara, entre outros, e anunciaram a “devolução” da grana…. Ora senhores vereadores! Devolver? Fariam melhor não tendo pego as diárias para tamanho ato pequeno! Depois de feito, que ficassem com a verba. Mas tentar mostrar lisura na devolução…. não enganam ninguém, a não ser os simpatizantes e cabos eleitorais.

Que este ato sirva, de uma vez por todas, para que nossos políticos mudem realmente as práticas de diárias para viagens a cursos, entregar convites, conversar com seus líderes em Brasília, Florianópolis etc. Vamos mostrar vereadores, que a política por aqui pode sim ser melhor! Que pode sim ter a grandeza que o povo espera, de lisura, correção, projetos de alcance popular, projetos que olhem para a Joinville do futuro, que todos nós queremos!

De nossa parte, o Palavra Livre vai ficar mais que atento a cada movimento da Câmara de Vereadores, deputados, senadores… aqui ninguém cala a palavra de ninguém…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.