Transporte Coletivo Inteligente: jovem analista de sistemas cria aplicativo que informa tudo aos usuários

O analista de sistemas joinvilense Lucas Vinicius Schiochet, de apenas 22 anos, criou um aplicativo que torna o acesso ao transporte coletivo das cidades muito fácil, com apenas alguns toques. Lucas, que é formado em Sistemas de Informação pela Udesc Joinville (SC) e trabalha em uma gigante empresa de tecnologia e sistemas na cidade, criou o WBus – Transporte Coletivo Inteligente.

Com este aplicativo o cidadão tem acesso à informações precisas sobre o transporte coletivo da sua cidade, sem precisar ter acesso a Internet. “Você tem, na mão, uma poderosa ferramenta que permite saber vários detalhes com poucos toques dos seus dedos”, afirma o jovem, que é filho de um analista de sistemas e uma professora de língua portuguesa, moradores do bairro Guanabara, na maior cidade catarinense.

Entre as informações que o WBus permite a quem o acessa estão as seguintes: pesquisar o itinerário detalhado de qualquer linha, por nome ou número; pesquisar por saídas como terminais, ou por ruas, informando todos os onibus que passam por aquela rua; conferir todos os horários praticados nos dias de semana, sábados, domingos e feriados; buscar o ônibus mais próximo de onde você está, através do mapa, além de checar os três próximos horários; acessar os valores atualizados das tarifas de ônibus.

O aplicativo está disponível para Android, Ipad, Ipod, Iphone (somente Joinville por enquanto), e Lucas trabalha para que o WBus rode em outros sistemas e equipamentos.  Para atualizar os dados, basta o usuário acessar o site pela internet.

Rápidos como são esses jovens da geração Y, Lucas já tem um site onde explica com alguns vídeos ao usuário interessado, como fazer para baixar e utilizar o aplicativo (www.wbus.net.br) que está em desenvolvimento. Ele também criou uma página no Facebook (https://www.facebook.com/wiredbus) onde interage com os usuários e desenvolvedores de software, buscando aprimorar sua idéia para atender ao máximo o desejo dos usuários do transporte coletivo. Além de Joinville (SC), o WBus já é utilizado em Florianópolis (SC), Curitiba (PR) e deve rodar em breve em Blumenau, também em SC.

Segundo Lucas, o aplicativo pode ser utilizado em qualquer cidade que tenha esses dados disponíveis. “A intenção é chegar a ter a ferramenta de acesso que o usuário veja onde o ônibus está, o itinerário que está fazendo, em tempo real como já existe em grandes cidades do mundo”, destaca. E a idéia Lucas?

“Olha, enquanto a gente trabalha, ou está em rodas de amigos, falamos muito sobre as tecnologias, trocamos muitas ideias. Como eu já estava pensando e tenho outros aplicativos rodando, um amigo deu a dica. Nas horas vagas fui desenvolvendo, e agora já está disponível”, comenta. O retorno financeiro deverá vir de publicidade e propaganda veiculada, visualiza o jovem empreendedor da tecnologia.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.