Caso Busscar: ideia de cooperativa será apresentada aos trabalhadores na quinta (17/1) e sábado (19/1)

Os ex-funcionários da Busscar, que está em processo de falência deste o final de setembro de 2012, poderão ter acesso a uma ideia que surgiu da luta em comum por seus direitos trabalhistas: a criação de uma cooperativa de trabalhadores.

A Comissão de Trabalhadores formada para acompanhar o processo de falência da empresa acabou realizando contatos na busca por outras alternativas para retomar a produção de ônibus com base na força da tecnologia e conhecimento dos trabalhadores de Joinville (SC), responsáveis pela excelência da marca Busscar nos velhos tempos.

Agora, após muitas reuniões e envolvimento de todos os que acreditam na proposta, a Comissão de Trabalhadores vai apresentar a ideia, sua viabilidade, e até um plano mais elaborado, em duas reuniões nos dias 17 de janeiro (quinta-feira) às 19 horas, e no sábado (19/1) às 9 horas. As duas reuniões acontecem no auditório do Sindicato dos Mecânicos de Joinville e Região – rua Luiz Niemeyer, 184 no centro de Joinville.

O Sindicato apoia a iniciativa da Comissão em debater, discutir e propor a ideia da cooperativa, e para isso disponibiliza os espaços para reuniões do grupo, sempre acompanhando de perto como sempre atuou nessa crise da Busscar.

Pequeno histórico
Nas últimas reuniões convocadas pelo sindicato para prestar esclarecimentos a respeito da situação processual da Busscar Ônibus, logo após a decretação da Falência, foram indicados os nomes de alguns trabalhadores, que estão acompanhando a tramitação do processo e o andamento dos trabalhos. Todos se colocaram à disposição.

A par disto, sem qualquer interferência no trâmite do Processo da Falência, surgiu a idéia de cooperativismo, que resultou do contato de membros da  UNISOL – União das Cooperativas do Brasil

Assim, dentre os indicados, foram destacados alguns nomes, de vários setores, que se propuseram a fazer um estudo de viabilidade e elaborar  um primeiro esboço do projeto, que já foi apresentado para algumas instituições e autoridades.

A idéia esta sendo apoiada pela UNISOL – UNIÃO DE COOPERATIVAS DO BRASIL e tem o apoio na discussão do tema pelo Sindicato dos Mecânicos, CNM/CUT, que se propõe a participar da discussão sobre a possibilidade de organizar-se em cooperativa e contribuir para retomada das atividades, objetivando a manutenção dos postos de trabalho.

A idéia de cooperativismo, segundo a Comissão de Trabalhadores, vem se fortalecendo em função de que representa uma oportunidade aos ex-funcionários, em razão da reabertura dos postos de trabalho, a rentabilidade do negócio, com a possibilidade de ganhos a longo prazo.

Já esta desenhada uma primeira idéia do projeto, um plano de viabilidade, a partir do conhecimento e experiências de cada posto, que será apresentado pela COMISSÃO DE TRABALHADORES nestas duas reuniões.

Nestas datas o assunto será debatido, dúvidas serão esclarecidas, prestando informações complementares e, principalmente, buscar nomes que entendam e queiram participar deste desafio.

A comissão de trabalhadores convida a todos para que compareçam e convidem outros ex-funcionários e interessados para conhecer a ideia da cooperativa, debater, esclarecer dúvidas e prestar informações complementares, e principalmente, buscar nomes que entendam e queiram participar do desafio da criação da cooperativa.

Importante salientar que a possível criação de uma cooperativa de trabalhadores não interfere na tramitação do processo de falência da Busscar, que segue o rito normal do judiciário. O Sindicato orienta para que todos compareçam para conhecer a ideia, reproduzindo o convite aos seus colegas, até para saber do que se trata, e aí sim, decidir se participa ou não da ideia.

Agendem-se e participem das movimentações em busca de oportunidades para profissionais que fizeram história na fabricação de ônibus no Brasil. Para os trabalhadores que desejarem fazer contato direto com os membros da Comissão de Trabalhadores, seguem os dados:

O e-mail para contato sobre assuntos do projeto cooperativa é: coopbuss@gmail.com.

NOME                                                  SETOR
ADAIR BONATTI                                  QUALIDADE
CARLOS OLIVEIRA MARTINS            PCP
CLAUCIO PISKE                                 AR CONDICIONADO
CLESIO COSTA                                  FABRICAÇÃO
HUGO JORGE KUHN                          DESENV. PRODUTO
LEANDRO OENNING MICHELS         PÓS VENDAS
MOACIR                                               PREPARAÇÃO CHASSI
NELZI JOÃO SOUZA                            MANUTENÇÃO
OLAIR JORGE RODRIGUES              FABRICAÇÃO
PEDRO DE MEDEIROS                     COMERCIAL
TEREZINHA FÁTIMA NASCIMENTO    MONTAGEM COMPONENTES
VOLNEI CLAUDINO                             PRODUÇÃO
WILSON INOUE                                   ENG. / PÓS VENDAS

Do Sindicato dos Mecânicos de Joinville e Região

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.