Petrobras Distribuidora abre inscrições para Seleção Pública de Cultura

Maior seleção pública específica para circulação de peças teatrais no país, o Programa Petrobras Distribuidora de Cultura abrirá inscrições para a terceira edição na próxima segunda-feira, dia 05/11. O objetivo é contemplar os projetos teatrais profissionais, não inéditos, nas categorias adulto e infanto-juvenil, relevantes dentro do cenário cultural brasileiro. O valor total de investimento é de R$ 15 milhões para o biênio 2013-2014.

Assim como nas outras edições, o programa conta com a parceria com Ministério da Cultura: após a triagem administrativa e a análise da comissão de seleção, será feita a análise técnica referente aos quesitos da Lei Rouanet (8313/1991). A novidade deste ano é que, com objetivo de democratizar o acesso de proponentes de todas as regiões do país, serão selecionados, no mínimo, 5% dos projetos inscritos por diferentes pessoas jurídicas sediadas em cada região do país. Ou seja, a cada vinte projetos inscritos por diferentes empresas de determinada região, no mínimo 1 deverá ser contemplado. Todos os critérios estão detalhados no regulamento.

Desde 2009, o Programa Petrobras Distribuidora de Cultura já viabilizou a circulação de 90 espetáculos teatrais. Até o final deste ano, terão sido realizadas apresentações em todos os Estados do País, atingindo público superior a 300 mil pessoas em mais de 850 apresentações, em cerca de 85 diferentes municípios brasileiros.

Santa Catarina recebeu 6 peças na última edição
Na última edição do programa, o estado de Santa Catarina teve a circulação de 6 peças, dentre elas “Corte Seco”. Muitas vezes a vida nos dá um corte. Um acidente, uma revelação, um crime ou mesmo um fato banal pode interromper o curso de determinada história, mudando para sempre sua trajetória. O espetáculo parte desta ideia para mostrar as bruscas interrupções que acontecem na vida.

“O resultado foi muito positivo para a BR, para a classe artística envolvida, mas principalmente para os espectadores de todo Brasil, que tiveram a oportunidade ímpar de assistir espetáculos de qualidade em suas próprias cidades. Cada vez mais buscamos fortalecer o intercâmbio cultural, por isso criamos esse sistema de cota. O objetivo é incentivar que produtoras de mais estados participem e sejam contempladas”, afirma Alena Aló, Gerente de Patrocínios da Petrobras Distribuidora.

O período de inscrições vai até dia 04/01/2013, exclusivamente pelo endereço www.br.com.br/cultura, mediante preenchimento de formulário específico e envio de documentos digitalizados, de acordo com regulamento da seleção pública. Os resultados da seleção serão divulgados em julho de 2013.

Salvador Neto

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.