Macro-drenagem do rio Morro Alto deve ser entregue em dezembro

Obra gigantesca e até faraônica, a macrodrenagem no rio Morro Alto segue firme conforme se vê nesta foto tirada dia 1 de novembro

A Prefeitura de Joinville definiu para 8 de dezembro a entrega da obra de macrodrenagem do rio Morro Alto (afluente do rio Cachoeira), primeira grande obra do Projeto de Revitalização Ambiental e Qualificação Urbana das Bacias Elementares dos Rios Cachoeira, Cubatão e Piraí – Viva Cidade, – financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – que vai servir de exemplo para outras ações para controle de inundações em Joinville. Representantes do banco estarão no município para o evento.

Foram executadas duas galerias by-pass (na rua Timbó com Marquês de Olinda e rua Timbó entre as ruas Costa e Silva e Jaraguá) que vão desafogar o rio e servir como um desvio. Juntas, essas galerias vão comportar 11 milhões 128 mil 560 litros de água. É a maior galeria em armazenamento de volume de água em Santa Catarina e uma das maiores do Brasil.

Além disso, ainda no item macrodrenagem, cinco pontes foram reconstruídas. Assim como ações para o alargamento do rio e para a limpeza de canais foram executadas. “Tudo isso diminui o risco de inundações porque gera melhoria da capacidade hidráulica ampliando a calha para que as águas não cheguem até as ruas”, explicou a engenheira civil Carla Cristina Pereira, coordenadora do Viva Cidade. As ruas Max Colin e Timbó receberam pavimento novo de alta resistência. Ações de microdrenagem também foram realizadas em toda a área. A rua Timbó ganhou novos canteiros, passeios e arborização. Lírios estão sendo plantados em toda sua extensão.

Outra grande importância da obra é a abertura do binário formado pelas ruas Timbó e Max Colin e a mudança de sentido de uma parte da rua XV de Novembro. A rua Timbó vai ficar no sentido bairro-centro (rua Campos Salles até a rua João Colin) e a rua Max Colin, centro – bairro (da avenida Beira Rio até a rua Campos Sallles).

Um trecho de 200 metros de via foi aberto da rua Timbó até a rua Campos Salles. A rua XV de novembro vai ganhar sentido único para o centro a partir da rua Campos Salles. O binário e a mudança da XV vão melhorar a circulação viária e ampliar a mobilidade no sentido leste-oeste no município. “É uma qualificação da circulação viária, vamos ampliar a fluidez, ganhar capacidade de trânsito, mais segurança, além de reduzir filas nas interseções”, disse o presidente do IPPUJ, Vladimir Constante.
As ruas Max Colin, Timbó, XV de Novembro, Jaraguá e Campos Salles vão ganhar ciclovias. Cinco novos semáforos serão instalados na rua Timbó (rua Timbó com a rua Marquês de Olinda, rua Timbó com a rua Costa e Silva, rua Jaraguá com a rua Timbó, rua Conselheiro Arp com a rua Timbó e rua Blumenau com a rua Timbó).

Confira o calendário de obras e eventos até o final do ano*:

13 a 18 de novembro – 74ª Festa das Flores
20 de novembro – Inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) dos Espinheiros
21 de novembro – Abertura do Natal dos Sonhos (Praça Dario Salles)
24 de novembro – Entrega da Ponte do Rio Seco (obra do OP)
29 de novembro – Entrega da Via Gastronômica
30 de novembro – Entrega da Ponte da Rua dos Aimorés
8 de dezembro – Entrega do binário formado pelas ruas Timbó e Max Colin
15 de dezembro – Entrega do Parque Morro do Finder
16 de dezembro – Entrega do Parque das Águas
18 de dezembro – Inauguração do Restaurante Popular II – bairro Adhemar Garcia

* A programação pode sofrer alterações.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.