Festa das Flores 2012: Desfile alegórico resgata antiga tradição

Entre as surpresas programadas para a 74ª Festa das Flores de Joinville, o Desfile Alegórico promete ser uma das principais atrações. A parada acontecerá no final de semana que antecede a Festa, no domingo (11/11), a partir das 9h30 e percorrerá toda a extensão da rua Rio Branco, no Centro da cidade. Seguindo o tema da Festa das Flores deste ano – “O Espetáculo dos Jardins” – e a linguagem utilizada – “O circo” – o Desfile Alegórico promete encantar o público com muitas cores, dança, música e animação.

Além de toda a beleza visual, o Desfile Alegórico traz como foco o resgate das tradições e a valorização da cultura de Joinville. “O espetáculo das Flores e a magia do circo apresentarão, de forma especial, os principais grupos e elementos culturais da nossa cidade, com a participação de representantes de diversas sociedades, instituições, entidades e etnias”, afirma a presidente da Fundação Turística de Joinville, Maria Ivonete Peixer da Silva.

Ao todo, serão mais de 40 instituições participantes do Desfile, entre elas alunos e professores das escolas municipais; fanfarras; banda do Exército; representantes dos clubes e sociedades de Joinville; Veteran Car e Clube dos Jipeiros; ciclistas; rede feminina de combate ao câncer; atuais Rainha e Princesas da Festa das Flores, além das candidatas a majestade da 74ª edição do evento; desfile das ex-Rainhas; apicultores e agricultores; grupos da melhor idade; representantes da AJAO (Associação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas); além de carros alegóricos elaborados com produtos recicláveis e decoração de grande beleza e colorido.

Além de encantar o público, o Desfile Alegórico tem o objetivo de promover o turismo de Joinville. E Maria Ivonete justifica: “Pesquisas realizadas mostram que o setor de turismo vem registrando crescente presença de público na cidade, durante o período da Festa das Flores. Por isso, é fundamental tornarmos o evento cada vez mais atrativo para públicos de todos os estilos e idades. E estamos retomando o Desfile Alegórico em grande estilo, com o objetivo de que ele se incorpore definitivamente à programação da Festa das Flores”.

À frente da organização e produção do Desfile Alegórico está Marcio Paloschi, estilista e figurinista que já assinou importantes trabalhos do Carnaval das capitais do Rio de Janeiro e São Paulo. Para Joinville, Paloschi promete um show com muita história, beleza e animação: “A cidade vai reviver a alegria dos desfiles. Teremos muitas flores, balões, cores, performances, personagens da cultura da cidade, da história do circo. Vamos resgatar o passado, valorizar a sua história e semear o nosso futuro”.

Realização e patrocínio

A Festa das Flores de Joinville é realizada pela Fundação Turística de Joinville e pela AJAO (Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas) e tem o patrocínio do Sindec (Sistema Municipal de Desenvolvimento à Cultura); Fundação Cultural de Joinville; Funturismo (Governo do Estado de Santa Catarina); Bradesco; TAM Linhas Aéreas e TAM Viagens; e Governo Federal (Eletrosul, Ministério do Turismo e Ministério da Cultura por meio da Lei Rouanet).

Serviço:

74ª Festa das Flores de Joinville

13 a 18 de novembro de 2012

Complexo Expoville

Joinville – SC

www.festadasflores.com.br

Salvador Neto

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 25 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. No voluntariado, foi diretor voluntário da APAE. Escreve para vários veículos de comunicação, entre eles o jornal ND, Portal ND+ e Grupo ND em Santa Catarina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.