Joinville participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Joinville, integrará a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorre de 15 a 21 de outubro. Entre os eventos promovidos pela instituição estão a XII Semana das Licenciaturas, XIV Semana da Computação e Tenda da Ciência. A intenção é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação; e incentivando a discussão sobre o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas no cotidiano.

A Semana das Licenciaturas, que envolve os cursos de Física, Química e Matemática, e a Semana da Computação acontecem de 15 a 18 de outubro no campus da Udesc Joinville.  Serão realizadas mais de oitenta atividades, entre palestras, oficinas, minicursos e mesa redonda; todas gratuitas e abertas à comunidade em geral.

A palestra de abertura “Das disciplinas à indisciplina: caminho ao inverso para a leitura do mundo real”, será proferida pelo Prof. Dr. Attico Chassot, cientista e autor de vários livros como “Alfabetização Científica” de grande repercussão no ensino de Ciências. A palestra será na segunda-feira (15) às 8h30 no auditório do Bloco F.

Para encerrar a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no dia 19 de outubro (sexta-feira), um grande evento será realizado na Praça Nereu Ramos das 9h às 17h. A Tenda da Ciência vai reunir uma série de projetos nas áreas de ciência e tecnologia, desenvolvidos por estudantes e professores da universidade, que poderão ser conhecidos pelo público, além de apresentações do Coral da Udesc.

 

Atrações da Tenda da Ciência :

 

Jogos para ensino da matemática

Games para reabilitação

Experimentos de química

Robôs de competição

Ensino de robótica para crianças

Carro Baja Velociraptor

Avião do Projeto Albatroz

Projeto de ensino de Xadrez

Cubo Mágico

Pesquisa sobre uso de concreto alternativo em construções

Coral Udesc

Salvador Neto

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.