Equipe da Udesc participa do SAE Brasil Aerodesign 2012

Protótipo da Udesc Joinville durante testes - Crédito: Equipe Albatroz

A equipe Albatroz, da Udesc Joinville irá competir em São José dos Campos, entre os dias 1 e 4 de novembro. A competição terá participação de mais de 90 equipes nacionais e até estrangeiras. O grupo joinvilense possui 22 integrantes, entre alunos dos cursos de física e engenharias mecânica e civil.

Uma das principais provas da competição consiste em fazer o avião radiocontrolado voar carregando uma carga. Com isto, as equipes são desafiadas a elaborarem projetos que resolvam problemas reais enfrentados pela indústria aeronáutica. De acordo com Jhonatan Gemeli, capitão da equipe Albatroz, o protótipo desenvolvido na universidade prevê suportar uma carga total de 15kg, sendo 3,5kg a massa do avião.

“Durante os testes, o avião fez um voo muito estável com uma carga pequena, por isso temos boas expectativas que também fará um bom voo quando aumentarmos a carga na competição”, avaliou Jhonatan. A meta da equipe é ficar, pelo menos, entre os 15 primeiros colocados.

O projeto SAE Brasil Aero Design é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia, com o principal objetivo de propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica. Os alunos se envolvem com um caso real de desenvolvimento de projeto, desde sua a concepção, construção e testes, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.