Amamentação: Postos de Saúde são certificados na Rede Amamenta Brasil

Oito postos de saúde de Joinville recebem, nesta quarta-feira (31/10), a certificação da Rede Amamenta Brasil, do governo federal. O certificado é concedido às unidades de saúde que desenvolvem ações e estratégias com o objetivo de incentivar, monitorar e elevar os índices de aleitamento materno na comunidade onde estão inseridas.

Em Joinville, serão certificadas as unidades Estevão de Matos, Lagoinha, Parque Joinville, Moinho dos Ventos, Jardim Edilene, Canela, Estrada Anaburgo e Leonardo Schilickmann (Iririú). A solenidade de certificação ocorre, às 9 horas, no plenarinho da Câmara de Vereadores de Joinville na presença de representantes da área técnica do Programa Nacional de Saúde da Criança do Ministério da Saúde.

“O Ministério da Saúde disponibiliza essa linha de ação para todo o território nacional, reforçando o compromisso de valorizar a formação de recursos humanos e de incentivar o aleitamento por meio de políticas públicas”, explicou a gerente da Unidade de Atenção Básica da Secretaria da Saúde de Joinville e tutora da Rede Amamenta, Janine Guimarães.

A Rede Amamenta Brasil foi implantada em Joinville em abril de 2011. Para aderir ao programa federal, Joinville capacitou 22 tutores e 233 profissionais de saúde de 12 unidades de saúde. Entre as atividades desenvolvidas para implementar a Rede Amamenta nas unidades de saúde estão: fluxogramas de atendimento da mamãe e do bebê em todas as unidades, palestras em escolas, realização de gincana da amamentação, visitas domiciliares da equipe de saúde logo após o nascimento do bebê com o planejamento de consultas para a mãe e o bebê, criação de grupos de gestantes e participação na Semana da Amamentação da Secretaria Municipal da Saúde.

Unidade Leonardo Schilickmann criou “cantinho da amamentação”
A Unidade Leonardo Schilickmann, uma das certificadas pelo Ministério da Saúde, foi muito além e criou a primeira sala exclusiva para amamentação dentro do posto de saúde. O espaço é todo decorado e dispõe de poltrona onde as mamães receberão instruções sobre as melhores formas de amamentação e a importância do leite materno. “Conseguimos 100% de adesão das gestantes de nossa região (bairro Iririú). Isso mostra o sucesso do programa”, comemorou a enfermeira Margarida Dalcin, responsável pela implantação do programa Rede Amamenta na Unidade de Saúde Leonardo Schilickmann.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.