Petrobras patrocina Festival de Dança de Joinville

Com o patrocínio da Petrobras, o 30º Festival de Dança de Joinville será realizado entre os dias 18 e 28 de julho. O evento contará com seis mil participantes e 220 horas de espetáculos apresentadas para aproximadamente 200 mil pessoas. Além dos espetáculos serão oferecidas cerca de 1800 vagas em cursos, oficinas, seminários de dança, fóruns e workshops destinados a estudantes e profissionais de dança que buscam se aprimorar.

Ao longo dos onze dias do festival o público poderá assistir às mostras competitivas no Centreventos Cau Hansen e no Teatro Juarez Machado, onde também acontecem as noites especiais na abertura e encerramento do evento. Para comemorar as três décadas de sucesso, a Noite de Abertura, terá a participação das bailarinas Ana Botafogo e Cecília Kerche que, juntamente com a Escola de Teatro Bolshoi, apresentam o clássico “Raymonda”. O encerramento do festival será um espetáculo inédito – criação coletiva de 15 grupos brasileiros – que fará uma homenagem às diversas gerações de bailarinos que passaram pelos palcos de Joinville.

Como parte dos eventos paralelos que marcam os trinta anos do festival serão lançados vários produtos comemorativos entre eles a criação do clube de sócios do festival, a produção de um livro e um documentário sobre o “maior festival de dança do mundo”, o lançamento do Guia do Festival em versão para tablet e smartphones e a Calçada da Fama que será inaugurada no Centreventos Cau Hansen para homenagear os bailarinos premiados ao longo das trinta edições.

Dança para todos
Uma das características do Festival de Joinville é a preocupação com que todos tenham acesso aos espetáculos. É por isso que, além dos palcos tradicionais, são realizados espetáculos gratuitos em espaços alternativos. Este ano o público vai contar com três tipos de programação gratuita: os Palcos Abertos – espaços não convencionais como praças, shoppings e hospitais – que este ano serão estendidos a outras cidades da região como Blumenau, Jaraguá do Sul e Pomerode; a Rua da Dança montada na Estação Memória e o Encontro das Ruas – direcionado para a cultura urbana, dança de rua, hip hop.

Outra preocupação do festival com a inclusão de todos os públicos é o anúncio dos serviços e recados institucionais antes dos espetáculos na Linguagem Brasileira de Sinais e a confecção do guia do festival em braile. O guia, que está na segunda edição, estará disponível no Centreventos e em outros pontos da cidade.

Sobre o Petrobras Cultural
O Festival de Dança de Joinville é projeto convidado do Programa Petrobras Cultural, programa criado pela Petrobras há oito anos e através do qual foram destinados R$ 168 milhões para a cultura em 2011.

Serviço:

Data: de 18 a 28 de julho

Local: A programação estará espalhada em diversos lugares da cidade, além dos palcos principais no Centreventos Cau Hausen e Teatro Juarez Machado Joinville (SC). Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo site www.festivaldedanca.com.br ou pelo telefone (47) 3423-1010 e também através dos aplicativos para tablets e smartphones.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.