Cultura: sábado (12/5) é dia de programação cheia na Estação da Memória em Joinville (SC)

A Fundação Cultural de Joinville (FCJ) promove mais uma edição do Sábado na Estação. A programação com atrações para toda família, inicia às 9 horas e prossegue ao longo do sábado (12/05) com apresentações musicais, feira de arte e artesanato e o Mercado de Pulgas. Outra atração imperdível é a segunda edição da Feira do Vinil, que ocorre das 8h às 17 horas na plataforma coberta da Estação da Memória. Esta edição do Sábado na Estação faz parte da programação da 10ª Semana de Museus, que apresenta apresentações musicais, worshops, oficinas e exposições até o dia 21 de maio.

A programação musical do Sábado inicia às 9 horas com a discotecagem de LP’s no palco da Estação, o som será comandado pelos participantes da Feira do Vinil. O chileno Carlos Ramirez apresenta o repertório com boleros latinos e rancheiras mexicanas, a partir das 11 horas. A música continua com o som instrumental de Anderson Duarte e as canções caipiras da dupla Zé Pinheiro e Amaral.

Para fechar a programação de atrações culturais, muito rock’n’roll com The Nowhere Band, às 15 horas. A banda surgiu há 10 anos com o projeto Beatles Time. Formam o grupo: Alexandre Franz na guitarra solo, Fábio Porto na guitarra base, Márcio Perez na bateria, Saul Stelmar no contra-baixo e Willian Jasse no teclado.  Em abril deste ano, a banda apresentou o show A feeling deep inside, tributo The Beatles, no SESC Joinville.

A Feira do Vinil é um espaço para os apaixonados pelos bolachões, oportunidade para comprar as peças, conhecer e expor suas raridades. Os interessados em participar da segunda edição da feira podem entrar em contato com Juvenal pelo (47) 9984.4114 ou 3472.1014. A primeira edição da Feira do Vinil foi realizada em julho de 2011 e contou com um público de cerca de 3 mil pessoas. Participam deste edição expositores de Joinville, Florianópolis e Curitiba.

Mercado de Pulgas e na Feira de Artesanato com presentes pra mamãe
Para quem ainda não comprou o presente da mamãe, uma boa dica é aproveitar o Mercado de Pulgas e a Feira de Arte e Artesanato, no Sábado na Estação. Os filhos irão encontrar artigos de decoração, objetos, calçados, roupas, livros, CD’s, peças usadas mas que estão em bom estado de conservação com preços populares.

Outra opção de presente são os trabalhos dos artesãos joinvilenses, como quadros, peças em madeira, técnicas de bordado e costura, objetos de decoração, entre outros trabalhos expostos na feira de arte e artesanato. Participam da feira os grupos Associação dos Artesãos de Joinville (Ajart), Arte Joinville, Artculle, Aemartes – grupo de geração de renda da Secretaria de Assistência Social (SAS) e Adeas, formado por artesas da Economia Solidária. O Mercado de Pulgas e a Feira de Arte e Artesanato ficam em exposição das 9h às 14 horas.

Conheça a Estação da Memória
Venha fazer uma viagem ao tempo, visitando o espaço expositivo da Estação da Memória. O visitante terá um panorama sobre a formação do município, desde os primórdios quando a região era habitada pelo homem do sambaqui, até os dias atuais. Já na entrada da Estação, a Sala do Memorial apresenta uma exposição da linha do tempo sobre o processo de desenolvimento a partir da Estação Ferroviária de Joinville. Neste espaço, o visitante vai encontrar painéis expositivos, projeção do filme do Centenário da cidade e telas touch screen com jogos de pergunta e resposta sobre a história do local.

Uma das salas é destinada à exposição dos resultados da pesquisa arqueológica realizada na edificação e seu entorno, e das prospecções na superfície das paredes que revelam a riqueza da pintura decorativa de períodos diferentes da Estação Ferroviária. A plataforma e outras duas salas são destinadas à história da estação ferroviária com apresentação de objetos de funcionamento da própria estação e de objetos utilizados no trabalho de manutenção da ferrovia. São nesses ambientes que o visitante pode observar a importância da ferrovia no desenvolvimento econômico da cidade. A Estação da Memória recebe os visitantes em horário especial neste sábado (12/05), das 9h às 18 horas. A entrada é gratuita. Venha conhecer este local que abriga um pouco da história de Joinville.

O Sábado na Estação é uma realização da Estação da Memória, Fundação Cultural de Joinville e Prefeitura, com apoio da Fundação 25 de Julho. Mais informações pelo (47) 3433.2190 com Pardal.

Programação

9h às 14h – Mercado de Pulgas e Feira de Arte e Artesanato

8h às 17h – 2ª Feira do Vinil

9h às 11h – Discotecagem com vinil

11h – Música mexicana com Carlos Ramirez

12h – Música instrumental com Anderson Duarte

14h – Música Caipira com Zé Pinheiro e Amaral

15h – Apresentação The Nowhere Band

 

Serviço

O quê: 17º Sábado na Estação e 2ª Feira do Vinil

Quando: sábado (12/05), das 9h às 17h

Onde: Estação da Memória

Rua Leite Ribeiro, s/nº – Anita Garibaldi

Gratuito

Informações: (47) 3433.2190 com Pardal

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.