“Blogueiros Progressistas” querem a regulamentação da mídia

franklin_-_blogs_progressitas
Franklin Martins (centro) afirmou que regulamentação da mídia está alinhada com a Constituição

O 3º Encontro de Blogueiros Progressistas teve como tema principal a regulamentação da mídia – chamada pelos participantes de democratização do setor. Realizado em Salvador de sexta, 25, a domingo, 27, o evento contou com a presença de jornalistas, políticos e do ex-ministro-chefe da Comunicação Social, Franklin Martins.

Lula não foi à Bahia por orientação médica, mas participou do encontro por meio de mensagem enviada por vídeo. O ex-presidente afirmou que o trabalho dos blogueiros é importante para garantir a liberdade de expressão e o direito à cidadania.

“Ter informação e garantir diversas visões do mesmo fato é essencial para garantir que todo cidadão possa opinar e participar da vida política do seu país e do nosso país”, disse, informa a Rede Brasil Atual.

Ministro da era Lula, Martins defendeu a criação do marco regulatório das mídias eletrônicas. De acordo com ele, trata-se apenas do que é previsto na Constituição. O jornalista defendeu que a regulamentação do setor não significa controle sobre os veículos de comunicação. O apoio da população para o “avanço” da ideia – lançada enquanto estava no governo – foi solicitado. “(As pessoas) não estão se submetendo e deixando que a situação piore”, reclamou.

Coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, Rosane Bertotti disse que é “preciso vontade política para a existência de um novo marco para as comunicações”. O deputado Emiliano José (PT-BA) afirmou ser uma luta pela democracia e um marco para a sociedade. “A velha mídia pode estar aí, mas com o aumento das vozes que representem a nossa sociedade”, disse o deputado.

Do Comunique-se

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.