Palestra para acadêmicos de direito da Sociesc sobre o livro Na Teia da Mídia

Era para ter sido um dia, depois outro, e mais outro, depois cancela, marca de novo, e justamente hoje, quando já tinha compromisso na Ajorpeme de Joinville (SC), fui “convocado” a comparecer pela manhã para palestrar aos acadêmicos de direito da Sociesc – Campus Marques de Olinda. O tema, o livro do qual sou co-autor, Na Teia da Mídia. Confesso que a surpresa foi dupla. Primeiro por não ter me preparado, e segundo pela presença maciça de mais ou menos 70 acadêmicos, o que me deixou bastante satisfeito. Não só pela presença, mas também pela participação e atenção. A todos o meu muito obrigado!

As professoras Ana e Susimara me acolheram muito bem, deixando-me bem à vontade para falar de um tema que gosto de tornar público, os erros da mídia, da polícia, e os danos que podem causar à pessoas por suas ações. Me perguntaram se eu não tinha medo de trazer à tona um tema que envolve policiais, gente do poder. Respondi claramente que não. E não porque desejo caçar bruxas a todo custo, mas sim porque pretendo que a nossa obra, minha e de Marco Schettert – que não pôde comparecer por conta do chamado surpresa – faça com que os profissionais envolvidos tenham muito, mas muito mais cuidado no dia a dia de suas profissões.

Agradeço também aos acadêmicos que adquiriram o livro Na Teia da Mídia, uma obra que foi produzida de forma independente, aos quais desejo que ajude em seus estudos e reflexões acerca da sua profissão. Afinal, eu jornalista estava falando com futuros advogados, mas o tema permeia tanto a comunicação social quanto o direito, na medida em que a família Plocharski busca reparação por danos morais causados pelo Estado e órgãos de comunicação, e somente 11 anos depois conseguiu a condenação em primeira instância. Lembrando sempre que justiça lenta não faz justiça, remenda o erro apenas.

Aproveito também para avisar aos leitores do Blog que eu e Marco Schettert estaremos no espaço da Confraria do Escritor na Feira do Livro de Joinville no próximo domingo, 22 de abril, as 15 horas no auditório da Feira. Vamos conversar com a mediação do professor Nielson Modro, esperando a presença de quantos puderem ir ao evento. Também quero convidar desde já para a noite de autógrafos que faremos na Livraria Curitiba do Shopping Muller no dia 26 de abril (quinta-feira) às 19 horas. Lá também poderemos nos encontrar e conversar mais sobre livros, literatura e vida.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

2 comentários em “Palestra para acadêmicos de direito da Sociesc sobre o livro Na Teia da Mídia”

  1. Boa Tarde!

    Muito Bom este trabalho…
    Recomendo à todos…
    Muito interessante e inteligente…
    Grande sucesso à esta equipe…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.