Feira do Livro, Confraria do Escritor e este jornalista

Livro estará a venda na Feira do Livro de Joinville a partir desta quinta-feira

Desde criança sempre gostei de ler. Indução de minha mãe e meu pai. Todos os dias lembro de sentar ao lado do seu Zeny para ler – ou tentar – notícias de esportes, que eu mais gostava. Depois vieram enciclopédias, contos de Grimm, e tantos outros. A leitura me fez ser um bom aluno em redação. Detestava regras gramaticais, essas regrinhas que irritam, essas normas que nos cobram tanto. Mas amava descrever cenários, fatos, e conseguia escrever textos com os temas que os professores pediam. Me dei bem em tantos vestibulares, mas só me encontrei ao entrar e cursar jornalismo no Ielusc em Joinville (SC). Após longos anos de carreira de bastidores em marketing, comunicação e assessorias de imprensa, eis que consegui produzir um livro com o meu amigo jornalista e advogado, Marco Schettert. Na Teia da Mídia está na área desde dezembro de 2011, quando o lançamos na Livraria Midas em Joinville.

Por conta desse livro tanto eu quanto ele fomos convidados a participar da Confraria do Escritor pelo também amigo, escritor de mão cheia e homem das letras e comunicações, Jura Arruda. Nunca imaginei participar de algo do gênero, ainda mais em uma cidade como a nossa, maior do estado em muitas coisas, mas uma província em tantas outras. Fiquei felicíssimo, e já participei de algumas reuniões com tantos autores locais e regionais maravilhosos, gente que faz acontecer na literatura, na poesia, no conto, teatro, cinema e todas as outras formas de cultura. E por essa Confraria amiga é que vou participar, humildemente, da nova Feira do Livro de Joinville que começa nesta quinta-feira, dia 12 de abril.

Nosso livro Na Teia da Mídia estará a venda junto ao estande da Livraria Midas, em espaço reservado aos autores locais. Penso que estarei por lá em momentos diários nestes dias de festa das letras e leitura. E também participarei de debates da Confraria do Escritor no espaço do Auditório da Feira – que ainda vou conhecer assim como vocês – nos dias 15, um domingo, as 15 horas junto com a Giane Maria de Souza, autora de livros sobre o trabalhador joinvilense, com mediação do Jura Arruda. E também no dia 22 de abril, outro domingo, as 15 horas, também no mesmo Auditório da Feira, aí com meu amigo e parceiro Marco Schettert, com mediação de Nielson Modro, para falarmos da nossa obra, Na Teia da Mídia – A história da família Plocharski no caso Maníaco da Bicicleta.

Assim, agradecendo muito as oportunidades que me foram dadas pelo amigo Marco Schettert, pela Confraria do Escritor, por Sueli Brandão e o Instituto Feira do Livro, por tantos amigos que já compraram o livro e compareceram ao lançamento do mesmo na Midas, a tantos outros que sempre deram seu apoio em palavras, gestos, divulgação, e até em grana – não é fácil produzir algo independente – convido a todos e todas a compartilhar desses momentos mágicos que a Feira permite. Conversar com os autores locais, regionais, nacionais. Trocar ideias, saber como se constroem tantas histórias, se permitir crescer um pouco mais como seres humanos, pensantes que somos ou deveríamos ser.

Parabéns Sueli Brandão, Prefeitura de Joinville, patrocinadores, expositores, autores e população em geral que certamente prestigiará evento de tamanha importância para a sociedade. Nos encontraremos lá em meio a páginas de vida, letras que nos conduzem por tantos lugares, ares e vidas. Até lá!

 

Salvador Neto

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

2 comentários em “Feira do Livro, Confraria do Escritor e este jornalista”

  1. Obrigado amigona Magrid por mandar essa mensagem tão bacana, fico lisonjeado! Não tenho nada materialmente falando, mas tenho sim garra, perseverança e vontade de fazer as coisas, graças a Deus. Escrever é minha vida, e cada vez mais quero escrever sobre gente, pessoas, coisas das nossas vidas, porque é isso que fica, que marca, que vale, assim como a nossa amizade Magrid! Obrigado mais uma vez, e vamos ver se nos encontramos sim, valeu!!

  2. Parabéns amigo, pela garra que vc. tem. Pretendo passar na feira para batermos um papo. Já queria ter enviado um e-mail para vc. a respeito da cronica que vc. fez sobre a sua mãe. Lindo…….
    bjus
    magrid

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.