Sábado é dia de aprender a economizar água em Joinville

Está chegando um dia especial para Joinville. A Ong Oscip Impacto Social, com mais de um ano de atuação em Joinville, está preparando uma campanha educativa de economia de água. Esta ação é alusiva ao Dia Mundial da Água, que é comemorado nesta quinta-feira (22/03).

O local escolhido para realizar esta campanha é o Parque da Cidade, no setor Guanabara. A partir das 14h, quem passar pelo Parque vai ser abordado por um integrante da Ong e, em seguida, será direcionado a um espaço especialmente montado para a conscientização efetiva. “Todo mundo sabe que é preciso consumir água de forma consciente, mas na hora de usar nem sempre seguem as dicas. É isso que queremos evitar, vamos fazer uma abordagem diferente”, explica a presidente da Ong, Sandra Regina Sievert.

No auditório coberto do Parque da Cidade, próximo às quadras esportivas, será montada uma maquete exemplificando um rio limpo e um rio sujo. Ações praticadas em muitas comunidades com rios próximos às casas serão mostradas e, sobretudo, a forma como isto afeta o meio ambiente.

Outra dinâmica que está sendo preparada é o uso de uma garrafa pet, onde dentro dela terá água do mar e na tampinha, água potável. Esta ação vai exemplificar que, por mais que a Terra seja batizada de “Planeta Água”, a maior parte dela não serve para consumo humano, por isso a importância de preservar os mananciais de água doce, como rios e aquíferos.

Além destas dinâmicas, será disponibilizado aos visitantes um painel com muitas partes coloridas. Nele, a pessoa poderá escrever a dica que faz no dia a dia para economizar água. Ao final, o painel vai virar um grande mosaico de importantes dicas, que será disponibilizado no Parque para posterior visualização pública, ou até em outros locais de grande circulação da cidade.

A Campanha do Dia Mundial da Água da Ong Oscip Impacto Social também vai servir como divulgação do projeto Coleta de Embalagens Metalizadas, em andamento na cidade desde abril do ano passado. “Vamos fazer com que a pessoa identifique sozinha o que é embalagem metalizada, o que pode ser reciclado e o que deve ser separado do lixo orgânico”, adianta Sandra.

Quem quiser aproveitar a ocasião para comprar seu presente de páscoa, a Ong vai oferecer no local artesanato feito com material reciclável. Uma boa oportunidade de levar um produto criativo e que, ao mesmo tempo, preserva o meio ambiente.

Esta é a segunda ação feita pela equipe da Impacto Social em prol do consumo consciente de água. A primeira foi feita na entrada do supermercado Giassi, em março de 2011. A campanha deste ano tem o apoio da Ejoi Imóveis.

 

Serviço:

O que: Campanha do Dia Mundial da Água 2012

Onde: Parque da Cidade – Setor Guanabara

Quando: sábado – 24/03/2012, das 14h às 20h

 

Comunicação | Ong Impacto Social

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.