Ciclos de Cinema apresenta documentários franceses nesta semana

Nesta semana têm mais Ciclos de Cinema! A programação deste mês apresenta uma seleção de filmes da coleção Do Palco à Tela da Cinemateca Cinefrance, com produções que tratam dos fazeres e poéticas do palco. Na sexta-feira (09/03) estará em cartaz o documentário Uma Outra Solidão, que retrata o processo de concepção e elaboração da peça “Dans la solitude des champs de cotton” de Bernard Marie Koltès.

No sábado (10/03), a sessão apresenta o documentário Brook por Brook. Na produção, o diretor de teatro e cinema britânico Peter Brook, faz um diálogo com seu filho sobre sua vida, seus amores, amigos e suas viagens.

As sessões de cinema ocorrem na sala 05 do Centro de Convenções Alfredo Salfer, no Centreventos Cau Hansen, às 19h15. A programação é aberta a comunidade. O projeto Ciclos de Cinema é uma realização da Fundação Cultural de Joinville (FCJ), desde o ano de 2001.

Sinopse dos fimes:

Dia 09/03 sexta-feira – Uma Outra Solidão / Une autre solitude (França, 1996).

De Stéphane Metge. Com Pascal Greggory, Patrice Chéreau. Documentário em Cores. Duração 78’. Teatro.

Este documentário retraça essencialmente o processo de concepção e elaboração da terceira encenação de Patrice Chéreau para “Dans la solitude des champs de cotton” de Bernard Marie Koltès.

 

Dia 10 sábado – Brook por Brook / Brook by Brook (França, 2001).

De Peter Brook. Documentário em Cores. Duração 72’.

Através um diálogo livre, íntimo e sensível com um interlocutor privilegiado, seu filho, Brook evoca sua vida, seu percurso, seus amigos, seu amor pelas viagens e sua curiosidade insaciável por todos os povos, países e culturas.

Saiba mais sobre o tema “Do Palco à Tela”:

Comemora-se a 27 de março, desde 1961, o Dia Mundial do Teatro, criado pelo Instituto Internacional do Teatro, da Unesco, para celebrar o teatro como uma ferramenta para o diálogo e a convivência. A Fundação Cultural de Joinville, através dos seus Ciclos de Cinema, presta uma homenagem a essa arte ancestral no seu programa de março. Os filmes selecionados trazem para a tela fazeres e poéticas do palco, na voz e na ação de importantes criadores da cena contemporânea francesa (Patrice Chéreau, Philippe Minyana, Brigitte Jaques-Wajeman, Robert Cantarella, Arianne Mnouchkine, Jean-Michel Ribes, Georges Lavaudant, Jérôme Deschamps e Macha Makéïeff) e de Peter Brook. A série de documentários e espetáculos filmados nos apresenta um interessante diálogo entre a cena e a tela. Abre o Ciclo, no dia 2, o documentário de Fábio Porto, “Teatro Invade”, com trechos das apresentações, entrevistas com atores e público e um panorama geral do evento realizado pela Associação Joinvilense de Teatro em 2010.

Serviço

O quê: Ciclos de Cinema – Do Palco à Tela

Quando: sexta-feira (09) e sábado (10/03), às 19h15

Onde: Sala 05 do Centro de Convenções Alfredo Salfer – Centreventos Cau Hansen

Av. José Vieira, 315 – América

Gratuito

Informações: (47) 3433.2190 na FCJ

 

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.