Amanhã é o Dia Internacional da Síndrome de Down – Apae Joinville com atividades

A APAE de Joinville realiza amanhã, dia internacional da Síndrome de Down com atividades para os 90 educandos portadores que freqüentam a entidade diariamente. Tanto pela manha quanto a tarde os profissionais vão promover atividades específicas, entre elas um baile dançante. Pela manha a ação inicia por volta das 9 horas, e a tarde a partir das 14 horas. Segundo a presidente da APAE Joinville, Heloísa Walter de Oliveira, é um momento especial. “Nós temos desde bebês até senhores de idade portadores de Down. Eles são muito queridos, carinhosos, e aqui estimulamos a todos para que ocupem cada vez mais seu espaço na sociedade”, destaca Heloísa.

A data (21 de março) oficializada como Dia Internacional da Síndrome de Down já entrou para o calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU). A homenagem não apenas faz menção aos portadores, mas incentiva o acesso a diversos tratamentos e a busca da inclusão social e da independência dos portadores, especialmente a aqueles com maior dificuldade. Entre os tratamentos que avançam na busca pela liberdade dos portadores, a reabilitação dos movimentos físicos é fundamental. E a APAE proporciona um atendimento especializado que é referencia.

Essa síndrome é diagnosticada logo após o nascimento, pelo médico pediatra que analisa as características fenotípicas comuns à síndrome. A confirmação da síndrome é dada por meio de uma análise citogenética. Não existem graus da síndrome de Down, porém o ambiente familiar, a educação e a cultura em que a criança está inserida influenciam muito no seu desenvolvimento.Alguns exames feitos pela gestante no pré-natal também podem identificar se o bebê será ou não portador desse distúrbio genético.

Os cuidados com uma criança que possui a síndrome de Down não se diferenciam em nada com os cuidados destinados a crianças que não possuem essa síndrome. Especialistas recomendam aos pais que estimulem a criança a ser independente, conforme cresce. Ela deve ser tratada com naturalidade, respeito e carinho. Embora, quando na fase adulta, a pessoa com síndrome de Down não consiga atingir níveis avançados de escolaridade, ela consegue trabalhar, praticar esportes, viajar, etc.

Serviço

O quê? Dia Internacional da Síndrome de Down – Evento na APAE Joinville com estimulações e atividades diversas

Quando? Dia 21 de março, quarta-feira

Hora? Pela manhã a partir das 9 horas, e à tarde a partir das 14 horas

Onde? Rua José Elias Giuliari, 111 – Boa Vista em Joinville (SC)

Fones de contato: 3431.7400 e 3431.7414

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.