Parlamento homenageia os 30 anos de atuação do Dieese em Santa Catarina

Os 30 anos de fundação do escritório Regional do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em Santa Catarina foram marcados por sessão especial, realizada na noite de quarta-feira 23, no plenário Deputado Osni Régis. Solicitada pelo deputado Dirceu Dresch (PT), a solenidade contou com a presença de autoridades e lideranças sindicais que ajudaram a construir a instituição no estado. “Ter a oportunidade de prestar este reconhecimento às atividades do Dieese é um marco pra mim”, ressaltou Dresch.
A noite de homenagens foi celebrada com inúmeros pronunciamentos que relembraram as histórias de luta dos trabalhadores, além da apresentação de um vídeo institucional que resgatou a trajetória bem sucedida do Dieese. Os representantes das entidades sindicais receberam do Poder Legislativo placas comemorativas em reconhecimento ao trabalho da instituição.
Em sua manifestação, Dresch salientou que os fatos ocorridos nos últimos anos referentes à classe trabalhadora do país apresentam uma nova perspectiva, um marco para o sindicalismo brasileiro. Entre eles, o parlamentar citou a Comissão da Verdade, também criada no Parlamento catarinense. “Com a iniciativa, a população, em especial os familiares, passam o a ter acesso a informações sobre parte da ditadura militar no país”, frisou.

Além disso, o parlamentar mencionou que a atuação do Dieese em prol da classe trabalhadora vem acarretando melhor qualidade de vida aos brasileiros. A deputada Luciane Carminatti (PT) parabenizou a instituição pela ideologia adotada ao longo destes anos. “Como ferramenta importante para os trabalhadores, o Dieese busca subsídios para uma luta mais justa de classe”.
Representando os homenageados, o diretor da Federação dos Trabalhadores do Comércio de Santa Catarina (Fecomercio), Ivo Castanheiras, lembrou que o Dieese, criado a partir do movimento sindical brasileiro, é a entidade responsável pela divulgação de indicadores que se incorporaram no dia a dia da economia brasileira, como o índice de custo de vida, cesta básica, salário mínimo necessário, entre outros. “O Dieese cresceu, prestando relevantes serviços para a sociedade e prestando assessoria ao movimento social nos grandes embates travados entre governo e classe trabalhadora.

Com esta determinação, hoje Santa Catarina é o 2ª estado brasileiro com o maior número de sindicalizados, ficando atrás apenas de São Paulo”, comentou.
Na condição de diretor técnico do Dieese nacional, Clemente Ganz Lúcio apontou a instituição como um patrimônio dos movimentos sindicais. Segundo Clemente, desde a fundação a entidade desenvolve pesquisas e indicadores que têm como objetivo gerar informações sobre renda, custo de vida, mercado de trabalho, negociações coletivas de trabalho, de forma a contribuir com os trabalhadores para o conhecimento e a compreensão da realidade.

“Com pouco mais de meio século, o Dieese busca dentro desta realidade em suas ações defender os anseios dos trabalhadores colocando em pauta suas reivindicações”, observou.
Já a presidente do Dieese/SC, Zenaide Honório, afirmou com satisfação que durante os anos de atuação a instituição nunca saiu dos seus propósitos. De acordo com ela, o Dieese é a única instituição que oferece esse tipo de assessoramento no mundo. “Sinto-me honrada de ser a segunda mulher, e negra, a assumir a presidência da instituição, contribuindo para suas conquistas positivas”, comemorou. (Tatiani Magalhães)

Homenageados:
. Zenaide Honório – Dieese/SC
. Carlos Magno Silva Bernardo -União Geral dos Trabalhadores
. Maria das Graças Felisberto Daros – Central dos Trabalhadores Brasileiros
. Audari Aduce Pereira -Central Sindical dos Trabalhadores
. Osvaldo Olavio Mafra – Força Sindical
. Neudi Antônio Giachinni – Central Única dos Trabalhadores
. Francisco Alano – Federação dos Trabalhadores do Comércio de Santa Catarina
. Carlos de Codes – Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Santa Catarina
. Afrânio Boppré – Ex-parlamentar
. Ivo Castanheiras – Federação dos Trabalhadores do Comércio de Santa Catarina
. Sueli Silvia Andrino – Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau
. Joana Carla de Souza Matta Felicio

DIEESE/SC

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.