Alimentos que aliviam a tensão e a ansiedade

Além de fornecer energia para o nosso corpo, alguns alimentos são capazes de reduzir as tensões do dia a dia e deixar a vida mais alegre. Isso mesmo. Há muito tempo, os antigos pensadores já intuíam o que as pesquisas de hoje revelam: determinados alimentos são antídotos poderosos para curar os males do corpo. O médico grego Hipócrates, por exemplo, considerado o pai da medicina ocidental, já proclamava “que a comida seja o seu remédio”. Mais de mil anos depois, Maimônides, filósofo e médico judeu, pregava que qualquer doença curável por eio de alimentos não deveria ser tratada com remédios.

O que eles não sabiam, porém, é que a comida também tem o poder de alterar nosso estado de espírito. “Alimentos ricos em carboidratos — como massas, banana, milho, lentilha e pão – estimulam a produção de serotonina”, segundo disse à revista Bons Fluidos a nutricionista Claudia Gonzaga, pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC). “Esse neurotransmissor, responsável por regularizar o sistema nervoso, proporciona a sensação de bem-estar, calmaria e bom humor” E ainda ajuda a regular o sono, reduz a ansiedade e a sensação de fome.

O ômega 3 é outro integrante da lista de nutrientes que podem melhorar a saúde e o humor. Estudos mostram que o aumento no consumo de peixes, como o salmão, reduz as taxas de mortalidade. Isso acontece porque esse tipo de alimento possui uma grande quantidade de ácidos graxos, que têm uma ligação direta com a modulação do humor.

Já para a nutricionista Beatriz Botequio, da empresa de consultoria nutricional Equilibrium, sensações como cansaço, sono e mau hmor podem ser causadas justamente pela falta de alguns nutrientes no prato. Para driblar a falta de pique, coma carboidratos integrais no café da manhã; no lanche, castanhas, sementes ou frutas; no almoço e no jantar, vegetais coloridos, grãos integrais e carnes.

Abril

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.