Joinville será palco das Olimpíadas das APAES de Santa Catarina em setembro

A maior cidade de Santa Catarina receberá pela primeira vez o maior encontro estadual esportivo das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES), a 19ª. Edição das Olimpíadas das APAES, que será realizada entre 19 e 24 de setembro com abertura no Centreventos Cau Hansen. Sob a coordenação da Apae Joinville as competições estão previstas para acontecer na Univille e Ginásio Mario Timm. Cerca de 1,7 mil pessoas participarão do evento, entre atletas, árbitros, familiares e coordenadores. As Olimpíadas das APAES são realizadas de três em três anos. A ultima edição foi sediada por Jaraguá do Sul. O objetivo do evento é promover a saúde e a inclusão de pessoas com deficiência intelectual na sociedade, desenvolvendo suas potencialidades. Os atletas disputarão oito modalidades. Em 2010 houve seleção por meio das etapas regionais.

Na noite de ontem (terça-feira, 1º.) aconteceu o coquetel de lançamento do evento para os familiares, apoiadores, empresários e apoiadores na sede da Apae Joinville. A presidente da entidade joinvilense, Heloisa Walter de Oliveira, agradeceu a presença da presidente da Federação das APAES de Santa Catarina, Rosane Vailatti, do presidente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Felej), Jorge Nascimento, da Gerente Regional de Educação do estado, Clarice Portella, representantes de parlamentares e da Fesporte, pedindo o apoio para a realização do evento. “Nós encaramos o desafio de realizar esse evento grandioso, e precisamos do apoio de todos. Tenham a certeza de que será uma semana histórica para Joinville, de exemplo da inclusão dos nossos alunos através do esporte”, destacou Heloisa. A Apae Joinville atende 350 alunos diariamente em sua sede.

A preocupação agora é com a busca de recursos para realizar o evento, que está orçado em R$ 213 mil para a sua execução com alimentação, transporte, arbitragem e outros itens. Segundo a presidente Heloisa, já existem alguns apoiadores, mas falta muito ainda para cobrir as despesas. “Já existem apoiadores da instituição, e agora também para a realização das Olimpíadas, mas é preciso muita força dos nossos empresários para essa causa tão especial. Já temos o compromisso de apoio da Felej e Prefeitura de Joinville, da Fesporte que já nos liberou um kit esportivo, mas precisamos muito mais para fazer bonito em nossa cidade. Vamos visitar os apoiadores, e espero que os interessados em ajudar também façam contato conosco na Apae”, explica a Presidente.

Aos interessados em fazer contato para apoiar o evento, é só telefonar para (47) 3431.7400, ou enviar um email para a Apae de Joinville – apaejve@terra.com.br.

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.