De que forma é possível manter hábitos saudáveis no trabalho?

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que a tendência ao sedentarismo cresce exponencialmente e tornou-se hoje o quarto maior fator de risco de mortalidade. Por isso, é essencial adotar algumas práticas saudáveis no trabalho. Afinal, segundo o endocrinologista da SBEM, Dr. Josivan Lima, uma rotina sedentária nesses ambientes facilita o desenvolvimento de doenças como diabetes, hipertensão, dislipidemia, infarto, AVC e artroses.

O ideal é movimentar-se mais, na medida do possível. “Na empresa, devemos nos levantar, deixar e receber o cliente ou paciente na porta e fazer tarefas em pé, como ler um artigo ou relatório. Isso, por mais simples que seja, fará diferença até na queima de calorias ao final de um mês ou um ano”, afirma o endocrinologista.

Além disso, é preciso também adequar os hábitos alimentares à rotina do trabalho, diz a nutricionista Carolina Godoy, do Instituto Minha Escolha. Confira abaixo as principais dicas dadas pelos profissionais:

– Fique atenta à postura para evitar dores no corpo, principalmente nas costas.

– Comer em frente ao computador não é recomendável. Mesmo almoçando no escritório, é importante reservar poucos minutos para prestar atenção na comida e mastigar bem os alimentos.

– Jamais pule o café da manhã. Pesquisas indicam que as pessoas que tomam um café da manhã saudável permanecem mais dispostas no restante do dia. Insira frutas ou sucos, cereais ou pães integrais, leite ou iogurte desnatado.

– Evite excessos. Se você anda sentindo muito “sono” ou “preguiça” ao trabalhar depois do almoço, saiba que isso se chama alcalinidade pós-prandial. Sua circulação se dirige mais ao aparelho digestivo e o restante fica meio lento. Portanto, observe a quantidade que anda comendo.

– Mantenha seu metabolismo funcionando durante todo o dia, que vai ajudá-lo também a ingerir menor quantidade de alimentos nas refeições maiores, como almoço e jantar. Para isso, faça pequenos lanches entre as refeições, procurando alimentar-se a cada 3 a 4 horas. Frutas, barrinhas, iogurte desnatado, gelatina diet, frutas secas e desidratadas, bebida de soja e bastante água são indicadas pela nutricionista.

– O excesso de carboidratos em um prato, principalmente sem proteínas, leva a um aumento da insulina muito rápido, e por isso pode ser seguido de fraqueza, além de favorecer o acúmulo de gordura abdominal. Por isso, prefira os carboidratos em sua forma integral e não restrinja jamais esse tipo de alimento do seu cardápio.

– Evite a necessidade de doce de maneira saudável. Essa sensação pode ser por conta de uma privação de carboidratos integrais, como pães, arroz, batata, massas, que é a fonte energética preferida pelo corpo. Aí quando o corpo necessita do açúcar ele acaba pedindo na forma pura.

Mdemulher. abril

Autor: Salvador Neto

Jornalista, escritor, e consultor. Editor do Palavra Livre, apresentou o programa de entrevistas Xeque Mate na TV Babitonga Canal 9 da NET entre 2012/2014 e vários programas de rádio em SC. Tem mais de 30 anos de experiência nas áreas de jornalismo, comunicação, marketing e planejamento. É autor dos livros Na Teia da Mídia (2011) e Gente Nossa (2014). Tem vários textos publicados em antologias da Associação Confraria das Letras, onde é membro fundador e foi diretor de comunicação. Como freelance, escreve para vários veículos de comunicação do país.

2 comentários em “De que forma é possível manter hábitos saudáveis no trabalho?”

  1. Obrigado Ronaldo, sempre participativo e observador, além de atuante nos movimentos sociais. Estamos aqui cumprindo um papel de informar e quem sabe, conscientizar. Continue participando, forte abraço!

  2. Avançamos nos trilhos a cada dormente… Em 1802, foi aprovada, na Inglaterra a primeira lei de proteção aos trabalhadores; “A Lei de Saúde e Moral dos Aprendizes” que estabelecia um limite de 12 horas de trabalho por dia, proibia o trabalho noturno, tornava obrigatória a ventilação do ambiente de trabalho e a lavagem das paredes das fabricas duas vezes por ano. Em 1919, ao final da Primeira Guerra, foi criada a Organização Internacional do Trabalho OIT. Em 1950, surgiu o Comitê Misto OIT/OMS Organização Mundial da Saúde. Promover e manter o mais alto nível de bem-estar físico, mental e social do trabalhador em todas as profissões, e adaptar o trabalho ao homem e cada homem á sua tarefa é conceito da OMS. Parabéns Salvador, bela matéria para reflexão do trabalhador. São temas como este que nós levamos para as mudanças de paradigmas. As descobertas científicas, bem como os artigos são escritos para conhecimento de todos. Reitero Parabéns pela matéria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.